Atendimento da Carreta de Exames de Mamografia começa a partir de amanhã
Itatiba realizou mais de cinco mil mamografias no ano passado
Da Redação
A partir de hoje, dia 10, estará disponível em Itatiba uma Carreta de Exames de Mamografia, veículo que faz parte do Programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Estado da Saúde, com o apoio da Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria Municipal de Saúde.
Várias cidades serão percorridas pelo serviço, que oferecerá exames gratuitos de mamografia. O veículo ficará à disposição da população itatibense, no estacionamento do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline.
Mulheres de 50 a 69 anos podem comparecer diretamente ao local para realizar a mamografia, levando o RG e o cartão do SUS. No caso das mulheres entre 35 e 49 anos, além do cartão do SUS e RG, é necessário portar pedido médico solicitando o exame, emitido por um profissional da rede pública ou particular. O atendimento será de 50 exames nos dias úteis e 25 aos sábados.
Mamografias
Depois de captadas pelos mamógrafos, as imagens serão encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (SEDI), na capital paulista, com o resultado saindo em até 48 horas após a realização do procedimento
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Fabio Nani, “em 2019 o município realizou um total 5.881 mamografias. Itatiba tem uma média mensal de 300 mamografias nos meses que não estamos em campanha, sendo assim, nosso trabalho é sempre atuante. Ressaltamos, como um dos eixos de mais importância, a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. Diante disso, estamos sendo agraciados com a presença da Carreta de Exames de Mamografia, que realizará 500 mamografias nos dias de atuação em nossa cidade”.
Câncer de Mama
A maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e no mundo é por câncer de mama.
Além da carreta, são oferecidas outras ações de prevenção em Itatiba, como a campanha Outubro+Rosa, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade e pela Rede de Voluntárias de Combate ao Câncer de Itatiba, com ações culturais e educativas, além de mutirões de mamografias no tradicional mês de combate ao câncer, que realizou 2.267 diagnósticos na última edição.