Astroturismo em Campinas: céu estrelado e experiência única no Observatório Municipal de Campinas
Com telescópios e localização privilegiada, o espaço reforça a identidade da cidade como referência no turismo astronômico

Foto: Firmino Piton
O astroturismo, prática que combina turismo e astronomia, tem conquistado cada vez mais entusiastas no Brasil e no mundo. Em Campinas, a experiência de observar estrelas, planetas e outros corpos celestes encontra um cenário ideal no Observatório Municipal Jean Nicolini, localizado no ponto mais alto da cidade, na Serra das Cabras. A baixa poluição luminosa da região torna o local um dos principais destinos do País para essa modalidade de turismo
Além do observatório, Campinas abriga o Museu Aberto de Astronomia (MAAS), no Pico das Cabras, ampliando as possibilidades para visitantes interessados em explorar o universo. “Poucos lugares no Brasil possuem um complexo tão completo e em uma região tão privilegiada”, afirma Eros Vizel, diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas. “O Observatório Jean Nicolini, junto com o MAAS, fortalece Campinas como um polo singular para o astroturismo", completa Vizel.
Visitas e estrutura
O observatório oferece visitas abertas ao público às sextas-feiras e domingos, das 18h30 às 21h (com bilheteria atendente até 20h30), permitindo a observação de planetas como Júpiter e Saturno, além da Lua e constelações. A experiência se torna ainda mais imersiva com o uso de telescópios disponíveis no espaço. “Observar o céu a olho nu já é impressionante, mas os equipamentos tornam a experiência ainda mais enriquecedora”, destaca Vizel.
Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada), com gratuidade para crianças até 6 anos, idosos e acompanhantes de pessoas com deficiência. O pagamento deve ser feito em dinheiro, pois não há sinal de internet para modalidades de pagamento on-line, como Pix ou cartão, por exemplo.
O Observatório também recebe grupos fechados de 25 a 50 pessoas, com visitas agendadas de terça a quinta-feira, das 17h às 20h30. O agendamento deve ser feito pelo e-mail observatorio@campinas.sp.gov.br.
Acesso e informações úteis
Por estar em uma área afastada, o Observatório só pode ser acessado por transporte próprio. Não há linhas de ônibus que atendam a região e o sinal de celular é praticamente inexistente, impossibilitando o uso de aplicativos de transporte.
Para os apaixonados pelo céu e pela ciência, o Observatório Jean Nicolini oferece não apenas uma visita, mas uma verdadeira viagem pelo cosmos sem sair de Campinas.