Associação fabrica enfeites natalinos com material reciclável
Duas caminhadas por ano são realizadas pela associação, contando inclusive com uma confraternização no final
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: Encosta do Sol
Da Redação
A Associação do Encosta do Sol em Itatiba foi reaberta em 2006, pela necessidade que o bairro sentiu de cuidar do meio ambiente. O objetivo é dar ao lixo reciclável o destino correto. Os trabalhos são desenvolvidos durante o ano todo, no entanto, em 2020, foi feita uma decoração de Natal com garrafas pet, pallet (pedaços de madeira) e luzes.
Cursos
A associação desenvolveu, para produzir enfeites, como o da pequena Vila Natalina montada no bairro, vários cursos para o reaproveitamento de descartáveis. “Conquistamos junto com os moradores o prazer da transformação e seus benefícios”, conta Sônia Martell, responsável pelas ações.
Para esta época de fim de ano, foi lançado o curso de reciclagem de garrafas pet, onde 100% deste material é utilizado. “Com tampinhas, por exemplo, fazemos vasos, lixeiras, floreiras, cestos para roupas, encapamos os fios para decoração e para rua no Natal. Usamos outros materiais recicláveis para fazer flores, guirlandas e bolas”, explica Sônia.
Para a montagem dos enfeites natalinos, há também um novo curso para reutilização de pallets, que foram usados na criação de ovelhas, camelos e a manjedoura.
Além do Natal
Duas caminhadas por ano são realizadas pela associação, contando inclusive com uma confraternização no final. A andança tem o objetivo de recolher lixos e dar a eles o destino correto, seja mandando para reciclagem em outros lugares ou trabalhando com isso na Encosta do Sol, além de plantar árvores.
A associação se empenha para implementar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.