Asilo São Vicente de Paulo: mais de cem anos de acolhimento e dedicação aos idosos
O Asilo São Vicente de Paulo foi fundado em 24 de abril de 1910, no município de Itatiba
Foto: Márcio Egidio/JI
Da Redação
Na última segunda-feira, dia 24, o Asilo São Vicente de Paulo, em Itatiba, comemorou 113 anos – foi fundado em 1910. A entidade está localizada na Avenida da Saudade -145, e é uma das mais antigas do município. Atualmente, seu presidente é Antonio Carlos Pretti.
Em entrevista ao Jornal de Itatiba, o presidente da entidade contou um pouco da história da entidade e como são realizadas as doações pela população. “A contribuição da população em geral é o alicerce que manteve e mantém nosso Asilo durante todos esses anos. Esclarecemos que sem essas generosas contribuições não conseguiríamos dar o atendimento merecido aos nossos idosos. Recebemos doações diariamente”, comenta Antonio Carlos.
Moradores e colaboradores
Atualmente, o Asilo São Vicente de Paulo abriga 45 idosos – 25 mulheres e 20 homens. Todos eles contam com academia ao ar livre, fisioterapia em grupo com música, grupo de oração na Capela; além de comemoração dos aniversariantes, café da tarde com colaboradores, passeios em datas pré-estabelecidas e festas internas: como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal etc.
O Asilo possui 31 funcionários.
Visitas
O presidente da entidade explica que as visitas ocorrem de segunda a sábado, sempre das 14h30 às 16h. “Por conta da pandemia, tivemos um período de isolamento e estamos retornando aos poucos”, comenta.
Colaboração
A população pode colaborar fazendo doações ao Asilo de qualquer produto. Estas doações podem ser feitas diretamente na entidade e para qualquer contribuição financeira. O Pix para doação é: CNPJ: 51.920.569/0001-06.
História do Asilo
Em 1910, um grupo de itatibenses realizou uma Assembleia onde se argumentavam a necessidade de se fundar um Asilo em Itatiba. A ideia encontrou acolhimento entre os demais e foi colocada em prática.
No dia 24 de abril fundou-se o Asilo São Vicente de Paulo. A partir desta data começava um trabalho amparado no bem-estar das pessoas acolhidas por esta casa, sempre adequando as mudanças sociais.