‘As pessoas vão às drogarias em busca de remédios da mídia’, diz farmacêutica
Segundo a farmacêutica responsável pela Drogaria Poupaqui de Itatiba, Danielle Oliveira Silva Possa, a automedicação gera graves consequências, podendo levar à morte
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: Lucas Selvati/JI
Da Redação
O consumo sem orientação de medicamentos é tão grave que, no Estado de São Paulo, metade dos casos de intoxicação acontecem por uso indevido de remédios. Segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas da Fundação Oswaldo Cruz, em todo o Brasil é registrado duas intoxicações por remédio por hora.
A automedicação pode ser um gatilho para o uso indevido de medicamentos. Segundo a farmacêutica responsável pela Drogaria Poupaqui de Itatiba, Danielle Oliveira Silva Possa, a automedicação pode ter graves consequências, como reações alérgicas, intoxicação medicamentosa, agravamento de doenças, interferência medicamentosa, além de resistência a outros medicamentos necessários, podendo levar até a morte.
Indicações de não profissionais
Segundo Danielle, medicamentos indicados por pessoas que não são profissionais, como amigos e familiares, podem ocasionar problemas. “O tratamento de uma pessoa não é necessariamente igual ao de outra. O melhor é pedir orientação para o farmacêutico ou procurar um médico”.
Pandemia
A farmacêutica destaca que o ato de tomar remédio por conta própria aumentou depois do aparecimento do novo coronavírus, “as pessoas vão às drogarias a procura desses tratamentos que saem na mídia, pois ainda não há uma cura para covid-19. O papel das drogarias é orientar sobre o uso de máscara e álcool em gel ou sabão”.
“Para casos leves de gripe, como dor no corpo o ideal é fazer repouso; e caso haja aumento de temperatura a partir de 39º e dificuldades respiratórias é importante procurar o UPA ou a Santa Casa”, complementa a farmacêutica.
Recomendações
- Jamais tome um medicamento sem orientação de um profissional de saúde;
- Se você tem qualquer dúvida sobre o uso de medicamentos ou sobre prescrição, você pode e deve procurar um farmacêutico;
- Tome medicamento somente com água, evite outro tipo de bebida que possa interferir na eficácia;
- Evite ingerir bebida alcoólica se estiver utilizando algum medicamento;
- Não abra as cápsulas, não amasse os comprimidos e não dilua o conteúdo em água sem orientação do profissional;
- Não misture medicamentos sem a devida orientação;
- Compre medicamentos somente em farmácias;
- Não tome medicamentos vencidos;
- Utilize antibióticos apenas com receita médica, e pelo período completo que foi orientado.