Árvores no Cemitério do Santíssimo começam a ser substituídas
Segundo a Prefeitura, as árvores atuais não são adequadas para essa finalidade e estão causando danos, como rachaduras nos túmulos e no piso
Foto: Renato Jr./PMI
A primeira reunião entre Prefeitura de Itatiba e Irmandade do Santíssimo Sacramento ocorreu no último dia 13. Na ocasião, as partes, representadas pelo prefeito Thomás Capeletto e pelo padre Maycon Cristian Pedro, pároco e reitor da Basílica Menor de Nossa Senhora do Belém, assinaram um convênio que permitiu o início das obras para melhorias no Cemitério da Irmandade do Santíssimo Sacramento, conhecido popularmente como Cemitério do Santíssimo.
Na última semana, os cedros que ladeiam os túmulos históricos começaram a ser substituídos por ciprestes. Segundo a Prefeitura, as árvores atuais não são adequadas para essa finalidade e estão causando danos, como rachaduras nos túmulos e no piso.
A substituição das árvores é a primeira medida tomada pela nova formação do Conselho Curador do Cemitério do Santíssimo, reativado neste mês. Entre as próximas ações previstas estão: recuperação de arte sacra e o recadastramento das concessões.
Conselho Curador
A primeira comissão do Conselho Curador do Cemitério do Santíssimo foi formada no final da década de 1980. A atual é composta por: padre Maycon, Aguinaldo Cecon (representante da Irmandade do Santíssimo Sacramento), Maria Emilia Sanfins (representante da Basílica de Nossa Senhora do Belém), Jéssica Caetano Brandemburgo (representante do COMDEPANCTI), Diego José de Freitas (secretário de Negócios Jurídicos), Eduardo Antonio Sesti Junior (secretário de Administração), Luis Soares de Camargo (secretário de Cultura e Turismo), Douglas Gonçalves Dutra (representante da Associação Pró-Basílica de Itatiba), Marcos Rodrigues Chaves (representante da Associação Pró-Memória de Itatiba) e Ocimar Rabechi (Conselho de Entidades Preservacionista do Estado de São Paulo).
Histórico
O “Cemitério do Santíssimo”, construído em 1887 ao lado do Cemitério da Saudade, tem dezenas de túmulos e mausoléus de interesse religioso, histórico, arquitetônico e cultural, onde se encontram sepultados nomes ilustres da cidade de Itatiba. O cemitério é considerado um museu a céu aberto, por abrigar obras de arte elaboradas por grandes escultores locais e nacionais. Possui imagens e trabalhos esculpidos em mármore carrara pelo mestre itatibense José Frediani, além de trabalhos em metal e granito.