Artur Nogueira inicia racionamento de água; entenda como é o esquema
Foto: Felipe Pereira/CBN Campinas
O Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira começou o racionamento de água, devido à crise hídrica e a baixa ainda maior do reservatório que abastece o município.
A medida, segundo o Saean, é para evitar que falte água nas residências, e garantir a administração do recurso da melhor maneira possível durante este período crítico.
A crise hídrica atual reduziu significativamente o nível do reservatório Cotrins, e os reservatórios de água bruta estão com apenas 20% da capacidade.
Além do racionamento, também começou a valer multa para quem for flagrado desperdiçando água. Em nota, o Serviço de Água afirma ter recebido muitos relatos de desperdício, com moradores lavando calçadas e carros.
Fiscais do Saean estão realizando rondas diárias em todos os bairros para garantir que as regras de uso consciente sejam cumpridas e para identificar e coibir práticas inadequadas.
O bombeamento de água vai ser ligado às 6h30 e interrompido às 8h. É religado às 11h, e volta a ser desligado às 13h. A interrupção segue até 17h, quando a água volta até às 19h. Depois, fica fechado até às 6h30 da manhã do dia seguinte.
Segundo o Saean, essa escala foi definida para garantir que a água esteja disponível nos horários em que as pessoas estão em casa, como na hora de acordar, na hora do almoço e no retorno à noite para tomar banho.
A estratégia é fechar e abrir o fornecimento de água para todas as áreas simultaneamente, garantindo que nenhum bairro fique sem abastecimento. Essa medida abrange todos os bairros e condomínios da cidade.
O rodízio pode ser ajustado conforme necessário, com base nos resultados dos primeiros dias. O racionamento permanecerá em vigor até que os níveis dos reservatórios sejam normalizados.
* com informações da Rádio CBN Campinas