Artistas de Itatiba expõem na 19ª Mostra de Bambolê/JI de Artes
A mostra é idealizada pelo colunista do JI, Celso Catalano
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Da Redação
Foi aberta na última sexta-feira, dia 4, a 19ª Mostra Bambolê/JI de Artes, realizada no Museu Municipal Padre Lima, idealizada por Celso Catalano, colunista do JORNAL DE ITATIBA-Diário.
A exposição foi promovida por 35 artistas itatibenses, e como citou Celso Catalano, “é um espaço democrático na cidade, onde há crianças e adultos participando, artistas renomados, e outros que começaram a pintar agora, é uma forma de incentivo e cada ano temos novos artistas”.
Com apoio do JORNAL DE ITATIBA – Diário, da Secretária de Cultura e da Prefeitura Municipal, a mostra ficará exposta até o próximo dia 3, e como citou o idealizador, “faz parte do calendário oficial do aniversário de Itatiba e a entrada é franca”.
‘Mostra Bambolê’
Ao longo dos anos, a Mostra Bambolê/JI de Artes se tornou símbolo de variedade cultural, divulgando os trabalhos dos artistas e funcionando como porta de entrada para novas perspectivas, contatos, projetos e reencontro entre amigos. A preocupação em valorizar a identidade cultural em todas as idades foi posta em destaque nos excelentes discursos da noite.
Homenagens
Neste ano, o homenageado por Celso Catalano foi Otávio Busca, que esteve presente em momentos especiais da cidade, graças a seu envolvimento constante com muitas instituições como a Corporação Santa Cecília, onde foi regente durante 23 anos, e músico durante 40 anos; ajudou, junto com mais 27 pessoas, a fundar o Lions Club em Itatiba e chegou a ganhar o prêmio internacional Melvin Jones.
Otávio atuou, também, como diretor do Lar Itatibense, e foi integrante da equipe que criou e instalou o Serviço Itatibense de Televisão (SIT). Foi diretor de Cultura do município entre 2003 e 2009, quando ajudou a criar o “Projeto Colhendo Histórias”.
Apami
A instituição Apami – Convívio Social e Aprendizagem também foi homenageada na 19ª Mostra de Bambolê. O objetivo da Apami é desenvolver ações visando à integração do público-alvo: adolescentes e jovens, prioritariamente em vulnerabilidade social. Pioneira na integração com o mercado de trabalho, a instituição possui mais de 10 mil atendidos desde a sua fundação em 17 de dezembro de 1972.
A Apami é mantida pelo Rotary Club de Itatiba, tendo certificações de Utilidade Pública, registro do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Registro do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS). Atualmente a diretoria é composta pelo presidente Manuel Fernandes dos Santos; vice-presidente, Vicente Jorge Caramês; primeiro-secretário, Danilo Rosetto Muñoz; e Tesoureiro, Luís Carlos Boer.