Arthur Nogueira e Vinhedo enfrentam crise hídrica
foto: Eliel Rezende - divulgação
A falta de chuvas vem preocupando toda a região de Campinas, em especial as cidades de Vinhedo e Arthur Nogueira, que estão enfrentando uma crise hídrica.
Vinhedo desde a semana passada adotou um rodízio no abastecimento de água. A Prefeitura dividiu a cidade em setores com racionamento de 12 a 24 horas por dia. Segundo a gestão, a medida a principio é uma forma de prevenção.
Um Comitê foi criado com ações emergenciais, como campanhas e até multas para quem for pego desperdiçando água, além da inauguração de uma nova represa no bairro Bom Jardim, como explica Gabriel Carvalho, diretor de Estação de Tratamento de Água de Vinhedo.
Já em Arthur Nogueira a situação é ainda mais delicada, junto com o racionamento, a cidade também decretou estado de crise hídrica. A principal preocupação é o baixo nível da principal represa que abastece o município. De acordo com a Prefeitura, a represa Cotrins, está com “nível precário”, com 1,65m abaixo do normal, e dependendo do que ocorrer nos próximos dias, pode atingir o volume morto, como conta Gabriela Montoyoa, presidente do Serviço de Água e Esgoto de Arthur Nogueira.
Na região de Campinas, o primeiro semestre foi o terceiro que menos choveu em um período de dez anos. Além de Arthur Nogueira e Vinhedo, as demais prefeituras monitoram o risco de viver uma situação de desabastecimento, como a que ocorreu na crise hídrica de 2014 – a maior da história do Estado de São Paulo.
* com informações da Rádio CBN Campinas