Arte no Paço recebe obras de Karen Menegheti e Rafael Carvalho
Ao todo, são 30 novas obras, sendo 18 quadros com colagens de Karen e 12 obras de variadas técnicas de Rafael
Foto: Tatiana R. Petti/PMI
Da Redação
O Projeto Arte no Paço está com nova exposição no corredor interno do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline. Desta vez são trabalhos de Karen Menegheti e Rafael Carvalho. Ambos vieram para Itatiba a trabalho e aqui desenvolveram a criatividade artística.
Ao todo, são 30 novas obras, sendo 18 quadros com colagens de Karen e 12 obras de variadas técnicas de Rafael. Os artistas estiveram na manhã de segunda, dia 31, na montagem da exposição, que segue até 30 de agosto. A visitação gratuita pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Av. Luciano Consoline - 600, no Jardim De Lucca.
Colagem
Karen Menegheti, de Bauru, está com 18 obras em sua exposição intitulada Pedaços, com colagens feitas com papel em temáticas variadas, com recortes de revistas e livros ilustrados garimpados em sebos, por exemplo.
São trabalhos recentes, desenvolvidos desde 2019 até este ano com desconstrução e reconstrução através da colagem abordando temas cultura, biologia, feminismo e política.
“Na minha arte, é possível observar a desconstrução de corpos, ambientes e coisas inusitadas. Os títulos das obras complementam o que quer dizer a imagem, além de mostrar que é uma arte acessível a todas as pessoas”, comentou Karen. O interesse em se expressar pela colagem surgiu com a clipagem, atividade de assessoria de imprensa com seleção e recorte de matérias, nos seis anos em que atuou como jornalista da Câmara Municipal de Itatiba, de 2015 a 2022. Suas colagens já foram selecionadas em desafios no Instagram, de perfis como Februllage (61 mil seguidores) e Sociedade Brasileira de Colagem (16 mil seguidores).
Bico-de-pena e aerografia
Já Rafael Fernandes de Carvalho Filho é de Recife (PE), onde cursou em 1973, aos 17 anos, o Liceu de Artes e Ofícios e aprendeu técnicas de Desenho Geométrico, Desenho de Móveis e Planta Baixa. Desenhos e diagramações para a indústria têxtil o trouxeram para São Paulo e depois, em 1979, para Itatiba, trabalhar na Estamparia Pabreu. Colorobbia, Maliber, Duomo e Fibralin.
Concomitantemente, começou a se interessar pela técnica bico-de-pena, de pontilhados -com duas obras no Mapa Cultural de São Paulo em 2000, que compõem o Arte no Paço- e seguiu também para a aerografia, em spray. Unindo arte e sustentabilidade, em 2008 iniciou o projeto Atelier Folha Verde, com a aerografia em material reciclável (papel machê), e textura, dando relevo com massa de cerâmica. “Eu gosto de expressar o belo através da arte e deixar sempre uma interrogação para as pessoas que forem olhar minha maneira de expressar crítica social, pessoal e até autocrítica”, disse Rafael.
Sobre o Arte no Paço
O Arte no Paço está completando dois anos - foi lançado em agosto/2021. Este se tornou um espaço cultural para Itatiba e já teve duas edições coletivas, três com trabalhos de estudantes da rede pública e uma da Fatec, uma em trio - de julho, com Adriana Collete, Mi Ramos e Patti Marzano, além de exposições individuais dos artistas Pedro Gava, Sergio Stocco, Celina Nardi, Cleverton Gomes e Floberto Borges.
Foram realizadas também duas exposições de fotos: de Damaris Antunes e Pamela Daniela, Libertária - com índios Pataxó e bailarinos-, e de Marcelo Schellini, Tarikh al-Brasil, em parceria com Pontos MIS. A realização é feita em conjunto pelas secretarias de Administração e de Cultura e Turismo.
Artistas e fotógrafos que moram/trabalham em Itatiba e quiserem participar desta iniciativa podem contatar o e-mail para francisco.bessa@cultura.itatiba.sp.gov.br.