Arte no Paço recebe a partir desta quinta (10/11) nova exposição de fotos
Ação também terá oficina sobre fotografia e é realizada em parceria da Secretaria de Cultura e Turismo com Pontos MIS e Sistema Estadual de Museus
Foto: Marcelo Schellini
Nesta quinta-feira (10/11), a Prefeitura de Itatiba receberá no Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline a segunda exposição de fotos a compor o Projeto Arte no Paço. O corredor interno da sede da Prefeitura estará com fotos do artista Marcelo Schellini, retratos de muçulmanos de origem africana na sociedade brasileira.
É a mostra fotográfica Tarikh al-Brasil (História do Brasil, em árabe), em uma parceria com o projeto Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, e o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (Sisem-SP).
Completando a exposição, será realizada na sexta-feira (11/11), no Auditório da Prefeitura, a oficina gratuita intitulada A Fotografia e o Retrato, que usará esta exposição como referência. Será com a educadora Liana das Neves Teixeira, em uma iniciativa do Educativo MIS, das 14h às 16h30. As inscrições serão feitas na hora.
Mais sobre a mostra
A mostra apresenta um ensaio fotográfico, uma pesquisa visual em torno da visibilidade/invisibilidade dos muçulmanos de origem africana na história e na sociedade brasileira, que remonta há mais de 400 anos, vindos por meio do tráfico negreiro, exercendo expressiva influência cultural e social.
O fotógrafo, nascido em Botucatu, é doutor em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo e mestre em Estudos da Cultura Visual pela Universidade de Barcelona. Dedica-se à pesquisa em fotografia, antropologia visual e literatura, além de ensinar fotografia e design gráfico no Vellore Institute of Technology, na Índia.
Selecionada pelo programa Nova Fotografia do MIS, para mostra de trabalhos com qualidade técnica e distinção conceitual. Apoio institucional de Kapitalo, Vivo, TozziniFreire Advogados, Shimano, PWC e Bain&Company.
Mais sobre a oficina
A oficina gratuita de sexta (11) apresentará obras de fotógrafos que trabalham com o gênero retrato, criando relações com a história da pintura e com retratos e autorretratos presentes nas redes sociais nos dias de hoje.
Também usará como referência a discussão “Bem-viver, território, antirracismo, diversidade: com quantos termos se faz um museu?”. Este é o tema do Encontro Paulista de Museus 2022, a ser realizado entre 8 e 12/11, na capital paulista.
Até janeiro
A exposição ficará no Arte no Paço até 15 de janeiro de 2023. A visitação, gratuita, pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline fica à Avenida Luciano Consoline - 600, no Jardim de Lucca.