Arquidiocese de Campinas orienta católicos a refletirem
A Arquidiocese lançou documento com orientações que reflete sobre política e Igreja, papel do eleitor consciente e o combate às notícias falsas
Foto: Divulgação
A Arquidiocese de Campinas lançou documento com orientações aos católicos que reflete sobre política e Igreja, papel do eleitor consciente e o combate às notícias falsas. O texto traz uma recomendação especial aos clérigos: que, nesses tempos de polarização, sejam prudentes no uso de imagens ou outras formas de exposição e que avaliem a delicada decisão de apoiarem explicitamente algum candidato.
"Um eventual apoio a um determinado candidato possibilitará a todos reivindicarem a mesma distinção", afirma a Arquidiocese, no documento assinado pelo vigário-geral monsenhor José Eduardo Meschiatti. O texto repudia a utilização de mecanismos escusos de campanha eleitoral e a produção ou disseminação de conteúdos falsos. Além disso, recomenda que, na hora de analisar as biografias e os projetos dos candidatos, a comunidade leve em conta o compromisso com o desenvolvimento integral, o cuidado com a natureza, o zelo pelo bem comum e a promoção da dignidade humana, em especial dos pobres e excluídos.
A Arquidiocese orienta aos cristãos leigos da comunidade que se candidataram, que não devem fazer, de seu serviço na Igreja, um espaço de propaganda eleitoral.