Área queimada na Serra das Cabras equivale a 120 campos de futebol
Foto: Carlos Bassan/PMC
A Defesa Civil de Campinas realizou, na manhã desta quarta-feira, um sobrevoo com drone na Serra das Cabras para mapear a área atingida pelo incêndio que devastou a região nos últimos dias. De acordo com a Prefeitura, o Corpo de Bombeiros continua monitorando o local e realizando ações de combate aos focos de incêndio nos municípios vizinhos, Morungaba e Itatiba.
O helicóptero Águia, da Polícia Militar, foi acionado para dar apoio às operações de controle dos focos ativos nesses municípios. Segundo o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, a situação na Serra das Cabras está sob controle, sem novos focos ativos, mas a atenção se volta agora para as áreas próximas ao limite com Morungaba e Itatiba.
"Neste momento, não há mais focos ativos aqui no Pico das Cabras. Nossa principal preocupação agora é com os limites municipais, onde ainda existem incêndios ativos. O Corpo de Bombeiros está monitorando a área, e o helicóptero Águia está atuando nos focos em Morungaba e Itatiba", afirmou Furtado, que está acompanhando as operações diretamente do Pico das Cabras.
Área atingida
Durante o sobrevoo com o drone, a Defesa Civil estimou que cerca de 120 hectares foram atingidos pelas queimadas, o que equivale a aproximadamente 120 campos de futebol. Furtado destacou que, apesar da proximidade das chamas, o Observatório Municipal Jean Nicolini, localizado no Pico das Cabras, não foi atingido pelo incêndio.
As autoridades continuam avaliando os danos causados pelo fogo e reforçam o pedido de colaboração da população, especialmente em tempos de estiagem, para evitar que novas queimadas coloquem em risco as áreas naturais da região.