Após quatro meses, Itatiba apresenta saldo positivo de emprego
Foi registrado em julho saldo positivo de 44 contratações com carteira assinada
Foto: Arquivo JI
Da Redação
Itatiba registrou em julho saldo positivo de 44 vagas formais de emprego. O município se recupera após quatro meses apresentando baixa nas contratações. Contudo, no acumulado do ano, o município registra perda de 642 postos de trabalho.
Morungaba também obteve em julho saldo positivo, foram 40 vagas formais de emprego registradas no período. No entanto, durante os sete primeiros meses de 2020, demitiu mais que contratou, resultando num saldo negativo de 44 postos de trabalho.
Os dados são de um levantamento feito pelo Observatório PUC-Campinas, com base no Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged).
RMC
Em julho, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) apresentou saldo positivo de 871 novos postos de trabalho. No acumulado do ano, o saldo é negativo de 33,2 mil vagas.
Segundo análise do Observatório, “os dados de julho sinalizam uma tímida recuperação do emprego depois de um intenso ajuste no primeiro semestre. Essa recuperação está sendo puxada pelas atividades de Construção Civil, Comércio e Indústria de Transformação. Jovens entre 18 e 24 anos, profissionais de Ensino Médio e homens foram os grupos mais beneficiados pela geração de emprego na RMC”.
Nível nacional
De acordo com o Caged, o Brasil abriu 131.010 vagas de emprego com carteira assinada em julho, interrompendo uma sequência de quatro meses de saldos negativos.
O resultado positivo é referente a 1.043.650 contratações e 912.640 demissões registradas no período.