Após quatro anos, sub-15 e sub-17 do Galo voltam a disputar Campeonato Paulista
Ricardo Narusevicius comandará o sub-17 e Marquinhos Pereira o sub-15; atletas da escolinha do Paulista estarão no elenco
Foto:
Por Luana Nascimbene
Após quatro anos, o Paulista anunciou, hoje (3), a retomada das categorias sub-15 e sub-17 para a disputa do Campeonato Paulista de 2023, em abril.
A decisão foi tomada pela diretoria executiva do clube, através do presidente Rodrigo Peternelli, em conjunto com o diretor de esportes, Wilson dos Santos, e do gerente de futebol Julinho Teixeira. "Para nós, retomar a base é um orgulho. Queremos construir um futuro promissor para o clube e não existe melhor forma de trabalhar a longo prazo do que reestruturar a nossa formação", disse o presidente.
COMISSÃO TÉCNICA
Ricardo Narusevicius, mais conhecido como 'Diabo Loiro', terceiro maior artilheiro da história do clube, será o técnico da equipe sub-17, enquanto Marquinhos Pereira comandará o sub-15. Ambos jogaram no Galo nos anos 80 e treinaram, em outras oportunidades, as equipes de base do Paulista.
Julinho Teixeira, formado nas categorias de base do Galo e campeão da Copa do Brasil em 2005, ressaltou que um dos focos do projeto é valorizar atletas da região. "É uma das premissas desse projeto. Não só em Jundiaí, mas toda a região tem muito potencial para formar bons atletas e nós queremos ser o destino do jogador qualificado", disse.
Teixeira também revelou que atletas da escolinha do Paulista também estarão no elenco.
Até o momento, não estão previstas peneiras para a captação de atletas para as categorias. A observação técnica já está sendo realizada nas últimas semanas e, se necessário, o clube informará sobre alteração nessa decisão.
REGULAMENTO
Com 79 equipes, os torneios do sub-15 e sub-17 terão início em abril e término em novembro, sendo 28 datas no total.
Com início marcado para 8 de abril, os torneios terão seis fases. Na primeira, serão 14 grupos, nove deles terão seis times, os outros cinco, terão cinco equipes. Os jogos funcionarão em turno e returno. Os dois primeiros de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados avançam.
Na segunda fase, as 32 equipes formarão oito grupos que também jogam em dois turnos classificando as duas melhores à terceira fase, onde os 16 times restantes serão divididos em quatro grupos. Novamente com enfrentamentos em turno e returno e com os dois melhores avançando.
A partir da quarta fase a disputa será em mata-mata, com empates nos placares agregados decididos nos pênaltis. A data prevista das finais é 4 de novembro.
As tabelas com os grupos serão divulgadas nos próximos dias.