Após a pandemia: Itatiba E.C. retoma as atividades gradualmente
O Clube retoma as atividades com novidades após o isolamento social
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: Lucas Selvati
Diante de uma pandemia que tomou conta do mundo e que jamais esperávamos viver, o Itatiba Esporte Clube se viu obrigado a fechar as portas após 83 anos de existência. O clube nunca ficou fechado por mais de um dia, datas que oficialmente fecham diante de feriado e datas sem movimento.
Neste novo período, ficamos mais 140 dias com as portas fechadas, tudo isso para adotar e respeitar as medidas de isolamento social, determinadas pelos órgãos de saúde no combate a essa pandemia.
Recebemos de forma positiva tais medidas, pois buscamos prevenir a integridade e a segurança dos nossos associados e funcionários, priorizando neste momento a vida. Pensamos que tais medidas demandariam menos tempo, mas os números e o aumento de casos em todo o País nos deixaram ainda mais preocupados. Da mesma forma, estivemos atentos aos índices de nosso município, onde infelizmente algumas famílias perderam seus entes queridos, inclusive nós, que perdemos amigos associados. De modo geral, a capacidade de atendimentos do nosso sistema de Saúde, ainda reúne melhores condições, quando comparado a outras cidades.
Neste período de distanciamento e isolamento, buscamos em primeiro lugar manter os contratos de trabalho de nossos colaboradores. Inicialmente adotamos medidas internas sobre horários e ajustes nos contratos, e como o distanciamento permaneceu, adotamos na maior parte dos casos as medidas de suspensão e redução das jornadas de trabalho.
Entendendo a situação e os impactos financeiros, de início suspendemos a cobrança de juros e multa sobre as parcelas da taxa de manutenção. Atividades como academia e escola de futebol tiveram seus pagamentos suspensos de modo a não trazer prejuízo aos associados, e os planos mais extensos tiveram seus prazos prorrogados.
De modo geral, a Diretoria Executiva vem analisando constantemente os impactos na gestão do Clube, causados pela atual pandemia da covid-19.
Diante de um cenário delicado, buscamos renegociar com nossos fornecedores, suspensão de despesas que, por hora, eram desnecessárias, realizamos inúmeras manutenções utilizando os funcionários do clube e cumprimos todas as orientações da MP, que trata da redução de jornada dos nossos colaboradores. Estamos seguindo rigorosamente as normas de prevenção e trabalhando para garantir que a manutenção esteja em dia, trazendo segurança ao patrimônio do Clube, que é de todos os associados.
Infelizmente também tivemos a redução de nossas receitas, muitos de nossos associados deixaram de pagar a taxa de manutenção e, somados a suspensão das modalidades esportivas, impossibilidade de realizar eventos, queda nas vendas de títulos e outras fontes de receita, tivemos uma queda no total das receitas.
A Diretoria Executiva enviou também ao Conselho Deliberativo uma proposta de desconto no valor da taxa de manutenção e também como benefício aos sócios que estão em dia com as mensalidades, que em reunião extraordinária entendeu que esse desconto não é cabível na atual situação pelos motivos expostos. Dessa forma, a diretoria vem mantendo contato com os associados, atendendo a todos que tiverem necessidade, através de um acordo de parcelamento para saldar as mensalidades em atraso nesse período.
O Itatiba Esporte Clube não é um prestador de serviços. É uma sociedade em que cada sócio é proprietário de uma parcela deste. Isto está legalmente formalizado por meio do título de proprietário e o que nos rege é o Estatuto Social.
Sendo assim, todos os sócios são responsáveis pela manutenção deste patrimônio. Enfim, todos nós somos “donos” do Itatiba Esporte Clube. É muito importante que tenhamos clara esta noção de pertencimento e de responsabilidade para com a sociedade Rubro-Negra. Ainda mais neste momento de dificuldade.
A Diretoria Executiva está sempre atenta para analisar todas as medidas anunciadas pelas autoridades governamentais, sejam elas municipais, estaduais ou federais, no sentido de antecipar ações que possam ser tomadas no intuito de reduzir ainda mais os custos operacionais do clube e assim podermos tomar novas medidas.
Seguimos trabalhando para manter a saúde financeira do clube e manutenção das instalações com o objetivo de estarmos preparados para um retorno ainda maior de nossos associados, como já vem acontecendo gradualmente.
Gestão do clube
O presidente do Clube, Washington Bortolossi, também conversou com a equipe reportagem e mencionou que, “desde o início do distanciamento, adotamos todas as medidas necessárias para a os funcionários que seguiram trabalhando, uso de álcool em gel, máscaras de proteção, conscientização e distanciamento fizeram parte de nossos protocolos de segurança, que agora serão estendidos aos associados de forma ainda mais rigorosa. Os atendimentos aos associados seguem de maneira online ou com horário agendado na secretaria. Da mesma forma as atividades de academia e outros setores mediante agendamento. Aferição de temperatura, tapetes sanitizantes, novos hábitos fazem parte agora do nosso cotidiano. Até mesmo nosso trabalho voluntário teve que ser adaptado, nossas reuniões sempre presenciais e o contato constante, ouvindo os associados, está sendo feito de maneira diferente, através de reuniões on-line nas plataformas que facilitam nossa comunicação”.
“O clube sem a frequência dos associados é muito triste, não faz sentido uma grande estrutura se não tivermos quem faça uso dela, todos estão fazendo muita falta. Por isso, durante este período de distanciamento, os trabalhos internos foram intensos, muitas melhorias foram feitas, seguimos com nosso planejamento que também teve que ser adaptado e pudemos realizar algumas melhorias em setores mais complexos. Com muito trabalho e dedicação dos diretores, aos quais aproveito para agradecer, mantivemos nossos compromissos em dia, em especial assegurando o emprego dos nossos mais de 50 colaboradores; e fomos além, investindo ainda mais no clube, contribuindo para movimentar também a economia em nossa cidade, prestigiando ainda mais os fornecedores locais neste momento de dificuldade”, completou o presidente Washington.
“Destaco a ações de nossos funcionários que se propuseram aos mais variados tipos de atividades, entendendo o momento e sendo grandes parceiros do clube. Todos receberam instruções sobre os protocolos de saúde, segurança e estão atualizados com 100% dos EPI´s, inclusive já adaptados para essa nova fase. Grande parte do clube recebeu pinturas, motores e filtros foram substituídos assim como outros equipamentos que trarão mais segurança, qualidade e conforto aos nossos associados. Fizemos adequações ao ‘novo normal’, priorizando a saúde e a segurança de todos. Nossas quadras de tênis foram reformadas. Todas as nossas quadras externas, ginásio e piscina aquecida receberam refletores de Led, melhorando a qualidade na iluminação. Nosso Ginásio também recebeu mais estrutura, de acordo com normas de segurança e ampliação em andamento da lanchonete existente no local, priorizando também a acessibilidade. O parque infantil também passa por melhorias neste momento. No campo ‘estádio Rubro Negro’ reforma dos banheiros anexos à lanchonete, acessibilidade, construção de uma pequena arquibancadas para maior comodidade nos jogos, além de adequações no gramado e traves de modo a atender as exigências da federação Paulista de Futebol, nos padrões definidos pela Fifa, os quais nos proporcionam a partir de agora, receber jogos oficiais em nossa cidade.” Acrescentou.
Academia
Neste momento a academia foi o primeiro local a ser reaberto para retorno das atividades. “É com muito entusiasmo e alegria que podemos anunciar que estamos retornando com as nossas atividades na academia. Momentos difíceis foram superados, algumas dúvidas sobre como enfrentaríamos os problemas ainda estão presentes, porém estamos unidos e mais fortes para continuar. Passamos por adequações, estamos cumprindo os protocolos de segurança, algumas aulas ainda não foram liberadas, mas estamos trabalhando e voltamos a oferecer aos nossos associados o atendimento na academia dentro daquilo que é possível e permitido. A Diretoria se manteve unida conosco e avançamos ainda mais nas melhorias nos setores de academia e conjunto aquático, investindo no bem-estar dos associados, pensando no futuro e no constante crescimento do clube. Nossa equipe está motivada e preparada para recebê-los”, comentou o coordenador da academia, Juliano Belgine.
A academia está funcionando nos seguintes horários: de segunda a sexta, das 6h às 12h e das 15h às 21h; e aos sábados, das 8h às 13h.
Os seguintes setores reabertos estão abertos: Musculação, Natação e Hidroginástica.
E as aulas em retomada são: Pilates de Solo, Circuito funcional, Total Leg, Glúteos, Abdômen, Yoga e Bike e outras atividades e aulas seguem aguardando liberação dos órgãos públicos e de saúde.
Escola de futebol
Retornamos também com a Escola de Futebol no campo, com treinos destinados às crianças e adolescentes, seguindo todos os protocolos e mediante assinatura de termo de responsabilidade.
O preparador físico, Marco Covre, em nome dos professores, mencionou que, “o clube parou suas atividades no dia 20 de março, e naquele momento nós professores tivemos uma sensação ruim, de impotência perante tal situação. Tivemos nossos trabalhos preparatórios para as competições que íamos disputar ceifados de forma repentina e isso trouxe uma mistura de tristeza e saudades dos nossos alunos. Durante os quase cinco meses de quarentena, tentamos manter algum tipo de contato com nossos alunos para diminuir a distância e o vazio que ambos os lados sentiram. A Diretoria do clube mais uma vez mostrou competência em aproveitar este momento de ‘parada’ para trazer ainda mais melhorias estruturais ao nosso campo, em especial nossa arquibancada, valorizando nosso trabalho e investindo em nossos atletas”.
O clube retomou as atividades no dia 18 de agosto, “respeitando todos os protocolos de segurança, e notamos que, mesmo com alguns medos inerentes a esse momento, nunca vivido por nenhum de nós, vemos os alunos interessados, felizes e loucos por um contato maior com bola assim que isso for liberado”, completou Marco Covre.
O campo está com horário especial de funcionamento neste período, abertura às 6h30 e fechamento às 18h30.
Mais atividades
Atividades que também retornaram dentro dos protocolos de Saúde e dentro das novas normas foi o Ballet e Jazz, Ginástica Artística, Beach Tênis, Serviços de Lanchonete, Nutricionista, dentre outros que semanalmente são atualizados, e liberados conforme autorização dos órgãos públicos. Diversas atividades fazem parte de parcerias que estão sendo retomadas, discutidas e colocadas novamente em funcionamento diante das particularidades de cada modalidade. Outras atividades seguem aguardando liberações, priorizando neste momento os cuidados com a saúde, evitando aglomerações, e enfrentando com muita responsabilidade este vírus. Mais informações na secretaria do clube e através de nossos canais de comunicação.
“Aos poucos vamos retomando nossa vida, com muita gratidão aos associados pela compreensão e parceria nesta nova fase, aos funcionários que não hesitaram em nos auxiliar neste momento, e a todos os nossos parceiros e colaboradores por confiarem em nosso trabalho, resultando no ‘Novo Itatiba’, podemos dizer com orgulho, renovados e preparados que estamos de volta”, acrescentou Washington.