Apesar da subida, nível do Sistema Cantareira fica longe do ideal
As chuvas ocorridas na última semana ajudaram a elevar o nível dos rios do Sistema Cantareira, que pode fechar o ano pela primeira vez desde 2019 com mais de 40% do nível, saindo do estado de alerta
Foto: Divulgação / Governo do Estado de São Paulo
Depois de três anos, o sistema Cantareira pode fechar o ano com mais de 40% do nível. Caso isso aconteça, será a primeira vez neste período em que os rios ficarão acima do estado de alerta. As chuvas dos últimos dias na região fizeram com que a quantidade de água subisse, mas ainda é necessário que o índice previsto até o fim de dezembro realmente se confirme.
Saindo do estado de alerta ou não, a notícia para as cidades da região é boa, pois o abastecimento nas casas está garantido, porém o ideal seria 60% do nível. O coordenador de projetos do Consórcio que abrange os rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, José Cezar Saad, alerta que o consumo não pode ser excessivo, pois os reservatórios precisam durar até o período de estiagem, no meio do ano que vem.
O abastecimento poderia ser ainda mais efetivo caso não houvesse desperdício nas tubulações das cidades. De acordo com Saad, o consórcio tem feito um trabalho com as prefeituras para diminuir as perdas, o que faria com que os municípios dependessem menos das questões climáticas para a vazão dos rios.
Em um mês, de 15 de novembro a 15 de dezembro, o nível dos rios do Cantareira subiu de 31,9% para 38,2%, enquanto na mesma data de 2021 era de apenas 24,4%. Cada décimo representa o volume de 49 milhões de litros d’água.
* com informações da Rádio CBN Campinas