Apan representa a Natação itatibense nos Jogos Abertos do Interior
O congresso e as competições de natação aconteceram no Yara Club de Marilia
Da Redação
Atletas da Apan Itatibense rumaram para a cidade de Marília, onde representaram a cidade de Itatiba nos 83º Jogos Abertos do Interior (JAI) – 2019. O congresso e as competições de natação aconteceram no Yara Club de Marilia, na piscina olímpica (50 metros) sob o forte calor da cidade.
Foram disputadas 24 provas na ACD e 39 provas no convencional. De acordo com o professor Eduardo Perrone, na Natação não existe divisão de categoria entre as cidades, nadam todos contra todos em igualdade de condições, jovens com 12 anos competem com nadadores olímpicos, é justo porque quem está participando conseguiu o índice para o evento, sendo assim já é uma nadador qualificado. A natação ACD teve a participação de 37 cidades e na natação convencional foram 43 cidades participantes, mais de 500 nadadores.
Os nadadores da categoria ACD, Fabienne Reimers, Isamara Tertuliano, Giovanna Baldin e no convencional o nadador Murilo Rosolen. Vários nadadores que também haviam conseguido o índice para participação não puderam participar devido a compromissos pessoais.
PARTICIPAÇÕES
A primeira participação de Itatiba foi com a nadadora Isamara, na prova de 100 metros nado livre, pela categoria S14, que garantiu a 6ª colocação; a nadadora Giovanna, também pela categoria S14, na prova de 200 metros nado livre e conquistando a 4ª colocação e, na última prova, Fabienne, pela categoria S8, nadou a prova de 400 metros nado livre e conquistou a medalha de prata melhorando sua marca pessoal.
Foi um grande resultado fruto do trabalho realizado pelo Projeto Primeiras Braçadas em parceria com a Academia Na Ativa e apoio da Dry All Center Itatiba. Já na Natação convencional, o nadador Murilo nadou a prova de 50 metros nado peito e conquistou a 8ª colocação.
Nesta prova também teve a participação do atleta olímpico Felipe França que já foi recordista mundial dessa prova e, nos Jogos Abertos, levou a medalha de ouro para a cidade de Santos, para se ter uma ideia do nível técnico da competição. Também na Natação ACD, vários nadadores da Seleção Brasileira, com participação em Olimpíadas e índice para a próxima em Tóquio.