APAN Itatibense/PMI abre sua temporada de competições em 2021
Os nadadores da Apan Itatibense/PMI disputaram sua primeira competição abrindo a temporada 2021 do Circuito de Maratonas Aquáticas na cidade de Itupeva

Foto: Divulgação
A equipe da Apan Itatibense/Prefeitura Municipal de Itatiba, com apoio da Dry All Center Itatiba, esteve participando, no último dia 27, da primeira etapa do Circuito de Maratonas Aquáticas, promovido pela Associação Aquática com a chancela da Federação Aquática Paulista (FAP).
A equipe foi formada por nadadores da Academia Na Ativa e Itatiba Esporte Clube. Seguindo as normas estabelecidas pelos órgãos responsáveis pela saúde o evento foi realizado com número reduzido de participantes, respeitando o uso de máscara e o distanciamento. As equipes montaram seus postos de atendimento aos seus nadadores no amplo estacionamento, os participantes ficaram com máscara até o momento de entrada na água.
O evento ocorreu no lago anexo ao Parque Wet’n Wild, em Itupeva foram disputadas provas em três distâncias. Provas curtas de 600m, médias de 1.600m e longas de 3.200m. As provas foram disputadas a partir da categoria mirim, com crianças entre 8 e 9 anos, passando pelas categorias, petiz, infantil, juvenil, júnior, sênior e máster, além das categorias PCD e Triathlon.
PROVAS
A primeira bateria com as categorias, mirim, petiz, infantil, juvenil e também da categoria PCD dos sexos masculino e feminino, com um total de 80 nadadores. Por Itatiba participaram Antonella Vieira e Olivia Teixeira, 8ª e 9ª colocadas na categoria mirim; Murilo Tuon campeão da categoria mirim; Manuela Humel 7ª colocada na petiz 1; Enzo Prado foi 7º também na categoria petiz 1 e Valnir Borges Júnior foi o 2ª colocada na categoria PCD. Na terceira bateria participaram Daniel de Oliveira que conquistou a 3ª colocação na categoria máster “A”, com um total de 53 competidores.
Logo após ocorreram as disputas das provas médias. No masculino destaque para Thiago Silva campeão da categoria Master “C” e 7º colocado na classificação geral e no feminino destaque para Marina Queiroz campeã da categoria triátlon e 9ª colocada na classificação geral.
Na categoria Master “B” Airton Marin foi o vice-campeão; Fernando Mourão foi 7º na Master “C”; na categoria triátlon o nadador Renato Siqueira garantiu o título, Júlio Silva foi o 3º colocado e David Moraes garantindo a 5ª colocação. No feminino Giovana Abreu ficou na 3ª colocação.
PROVAS LONGAS
No período da tarde ocorreram as provas longas. A equipe itatibense foi representada por quatro nadadores, destaque para Ítalo Franciscon (4º colocado na classificação geral e campeão da categoria Master “A”), Gustavo Hida (campeão da categoria júnior 1); Leonardo Costa (3º colocado na categoria sênior) e Celina Araújo foi (campeã na categoria máster “F”). A prova longa masculina teve a participação de 47 nadadores e no feminino 24 competidoras.
Os responsáveis pela equipe itatibense foram os técnicos Eduardo Perrone e Camila Masumoto. Este ano o Circuito será disputado em oito etapas onde os competidores vão somando pontos e ao final da temporada e aqueles que somarem a maior pontuação serão declarados campeões. Se as condições de saúde permitirem a próxima etapa está marcada para a cidade de Caraguatatuba.