Apan e Projeto Primeiras Braçadas presente no Paulista de Paranatação de Verão
Foto: Divulgação
Foi realizado no último dia 10, o Campeonato Paulista de Paranatação “Troféu Fabiana Sugiromi”, em homenagem a paratleta campineira medalhista olímpica - nas dependência do Conjunto Aquático Leonardo Sperate, na cidade de São Caetano do Sul, na piscina olímpica onde já brilharam vários nadadores brasileiros.
O campeonato contou com a organização da Federação Aquática Paulista (FAP) com a chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro, foram cerca de vinte equipes entre elas clubes e instituições renomadas no cenário do paradesporto estadual e tivemos também uma equipe convidada do Rio Grande do Sul, cerca de duzentos nadadores, inclusive nadadores com participação olímpica.
A equipe da Apan Itatibense/Projeto Primeiras Braçadas, com o apoio da Prefeitura de Itatiba/Secretaria de Esporte e da Dry All Center Itatiba, voltou a participar de eventos da natação paradesportiva depois da parada em virtude de restrições sanitárias ao longo desses últimos anos.
A delegação itatibense só pôde contar com nadadores que tinham o certificado de classificação do Comitê Paralímpico Brasileiro tendo um total de sete nadadores sendo no feminino pela categoria S14 - Down Giovanna Baldin, no masculino também pela categoria S14 - Wagner Andrade; pela categoria S5 - Rodrigo Rocha e Ricardo de Moraes; na categoria S7 Natan da Silva e David de Morais e na categoria S9 Luciano Gonçalves. A equipe técnica contou com o técnico responsável Eduardo Perrone e os assistentes Leonardo Costa e Breno Perrone.
O Projeto Primeiras Braçadas desenvolvido nas dependências da Academia Na Ativa desde 2014, conta com a participação de mais de trinta nadadores e profissionais que ajudam no desenvolvimento do trabalho, Heloisa Pereira Pancotto Ruy, Maira Rosa Paiva e Maycon Willians de Oliveira.
RESULTADOS
Esta retomada nas competições já veio coroada com excelentes resultados o atleta David conquistou duas medalhas, uma de prata na prova de 50 metros nado livre e bronze na prova de 100 metros nado livre e Ricardo também conquistou a medalha de prata na prova de 100 metros nado livre cada qual em sua categoria.
Giovanna, representante feminina teve uma boa participação melhorando suas marcas pessoais; Wagner, voltando aos treinamentos, também conquistou boas marca e ficou perto da conquista da medalha; Natan teve um bom desempenho mas dessa vez não conseguiu conquistar medalhas; Luciano fez sua estreia em competições, já em uma competição importante e mesmo com pouco tempo de treinamento mostrou potencial e Rodrigo teve uma boa participação, deve passar por uma reclassificação o que o colocara com índice para disputar com Campeonato Brasileiro.