Apae Itatiba completa 52 anos de atendimento
Com o objetivo de promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, a entidade atende, hoje, 300 pessoas com deficiência intelectual ou múltipla
Da Redação
Amanhã, dia 6, a Apae completa 52 anos de existência. Com sede própria, inaugurada há 40 anos, hoje conta com 4.253 m² de área construída em 12 pavilhões, com salas de aula, atendimento clínico, Centro de Convivência, quadra poliesportiva, administração e dois estacionamentos.
Os 65 funcionários da Apae trabalham em meio período ou período integral, e há seis funcionários cedidos pela Prefeitura e oito estagiários. O objetivo da instituição é promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla.
Atendimento
Segundo a presidente da instituição, Vânia Franciscon Vieira, em entrevista ao JORNAL DE ITATIBA – Diário, hoje, a Apae atende 300 pessoas com deficiência intelectual, autismo ou deficiência múltipla, e, destes, 30 são bebês de zero a três anos na Estimulação Essencial, 115 alunos têm entre seis e 30 anos, na escola de educação especial, 25 pessoas de 15 a 25 anos estão no Programa Mercado de Trabalho e 55 alunos estão no Centro de Convivência, e tem entre 30 e 65 anos, no Centro de Convivência.
Também há 75 alunos que estudam na rede municipal e que recebem atendimento pela pedagoga e fonoaudióloga da Apae, sendo que parte do projeto “Atendimento Multiprofissional Externo – AME”, é realizada por meio de recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente – FMDCA.
De acordo com a presidente, no tratamento terapêutico, as pessoas com deficiência possuem necessidades e na escolarização e, para tal, são recebidos tratamentos diferenciados na Apae, que atendem as especificidades decorrentes da idade e de suas deficiências. Visando uma melhora na qualidade de vida, há atividades físicas que são desenvolvidas, além de atividades culturais, desportivas, ocupacionais, artísticas e terapêuticas.
No local, é realizado um intenso trabalho com as famílias dos alunos, com a realização de reuniões com psicólogas e assistente social, visando a efetiva participação das famílias nas atividades da escola e em datas comemorativas. O espaço físico conta com equipamentos para uso dos alunos e os materiais pedagógicos estão sempre em atualização e adaptação, além da aquisição de materiais novos, visando atender as necessidades.
Recursos
Vânia destaca que, no último ano, a instituição realizou obras de manutenção predial, assim como a instalação de um sistema de monitoramento por câmeras. “Foram adquiridas novas cadeiras de rodas personalizadas e adaptadas e quatro pórticos (equipamento utilizado para elevar, manusear e transportar pessoas sem usar a força física nas trocas do banho e fisioterapia).
Os recursos recebidos pela entidade hoje são: 16% de Convênio Estadual; 45% de Recursos Municipais; 11% de Prestação de Serviço SUS; e 28% de Rendas Sociais de Comunidade que o Departamento de Captação de Recursos realiza a ligação telefônica e os mensageiros recebem em suas residências. Também estão incluídas rendas de eventos promovidos, como festas no parque e bazares.
Agradecimetos
“Todas as melhorias no atendimento, novos equipamentos e obras de infraestrutura somente são possíveis graças às doações que são realizadas pela comunidade itatibense por meio do seu sistema de captação de recursos. A Diretoria Executiva, os Conselheiros, os voluntários, funcionários, alunos e famílias agradecem imensamente a todas as pessoas que atendem a este chamado”, finaliza Vânia.