Ao todo, 21 pessoas passam a noite no abrigo desde a reabertura
O Abrigo de Acolhimento Emergencial foi reaberto na última terça-feira
Foto: Renato Jr./PMI
Instalado no salão da Nossa Senhora das Graças, a Prefeitura de Itatiba reabriu o Abrigo de Acolhimento Emergencial na última terça-feira, 17. Na ocasião, nove pessoas em situação de rua passaram a noite no local. Na última quarta-feira, o número subiu para 12.
O vice-prefeito e secretário de Ação Social, Mauro Delforno, explicou que o abrigo recebe a população vulnerável das 19h às 21h; após esse horário, só é permitida a entrada se a pessoa for levada pela Guarda Municipal ou pela equipe de acolhimento. O local oferece alimentação, banho, cama e cobertores. Também são aceitos os animais de estimação.
Busca pelas ruas
A busca por pessoas em situação de rua começou na noite da última terça-feira. A equipe é formada pela Secretária de Ação Social, Defesa Civil e voluntários. Na última terça, foram abordadas 19 pessoas; dessas, nove aceitaram pernoitar no abrigo. As demais receberam cobertores. Na última quarta-feira não houve ação, que voltou a ser realizada ontem.
Quem conhecer ou souber de alguma pessoa em situação de rua que necessite do amparo da Prefeitura deve ligar para a Guarda Municipal, no número 153.
Tempo
A temperatura mínima ontem foi de 5,5º C, segundo a Defesa Civil. Para hoje, a previsão do Climatempo indica mínima de 7º C e máxima de 20º C. Amanhã, mínima de 8º C e máxima de 22º C. No domingo, mínima de 10° C e máxima de 24º C. Não há previsão de chuva para o final de semana.
Doações
A Prefeitura de Itatiba está recebendo doações de alimentos e produtos de higiene, destinados ao Abrigo de Acolhimento Emergencial. As entregas podem ser feitas na Central de Abordagem Social, localizada na Av. Nair Soares de Macedo Fatore, 200, Vila Santa Clara - prédio anexo à Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda -, ao lado da rodoviária.
Os itens com mais necessidade são: molho de tomate, leite integral, óleo de soja, bolacha, pó de café, macarrão, sal, açúcar, arroz, feijão, lata de sardinha, farinha de milho, achocolatado, legumes variados (cenoura, batata, mandioquinha, mandioca, chuchu, cebola e alho) e linguiça calabresa ou outra proteína que não precise de refrigeração ou congelamento.
Entre os itens pessoais: sabonete, creme dental, escova de dente, esponja para banho, shampoo, absorvente e toalhas de banho.