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Por Cristian

Anderson Sanfins sobre situação das escolas: ‘não temos mais problemas estruturais hoje’

O secretário prestou esclarecimentos sobre reformas nas escolas em Sessão Extraordinária na Câmara Municipal

Por Cristian

Foto: Divulgação/CMI

Da Redação

Na última terça-feira, 13, o secretário de Educação, Anderson Sanfins, acompanhado do responsável pelas obras e reformas das escolas, o engenheiro Carlos Eduardo Pereira, esteve na Câmara Municipal de Itatiba e foi ouvido pelos vereadores na 142ª Sessão Extraordinária. Os edis questionaram sobre reformas nas escolas.

Sérgio Rodrigues (PSDB) indagou se há previsão de reformas para as unidades escolares mais antigas. Perguntou ainda sobre a recontratação de 120 merendeiras demitidas e quanto à diminuição de itens do kit merenda.

“Não temos mais problemas estruturais hoje; o que temos são problemas de ordem, como infiltrações e rachaduras. Problema estrutural é quando a escola é interditada por oferecer risco aos alunos e funcionários. Em relação às merendeiras, foi uma decisão da empresa terceirizada. Chegaram em acordo junto com o sindicato da categoria, que determina o recebimento de seguro-desemprego e parcelas de rescisão, além da garantia de recontratação em fevereiro de 2021”. Sobre a diminuição dos itens da merenda, Sanfins disse que, “foram feitos ajustes do kit merenda de acordo com nutricionistas, como, por exemplo, a redução de sal, além de substituição de itens para equilibrar o preço, como o leite”.

Sidney Ferreira (PSDB) fez as seguintes perguntas: “As escolas receberam pinturas somente externamente? Quantas escolas e creches foram entregues e estão em funcionamento? Por que alguns diretores, coordenadores e supervisores recebem gratificação de percentuais diferentes?”. Carlos Eduardo esclareceu que a pintura externa foi feita inicialmente com participantes do projeto Requalifica, enquanto a pintura interna foi feita com mão de obra da secretaria. “Com a experiência adquirida, o pessoal do Requalifica agora está ajudando na parte interna”, afirmou o engenheiro.

Elizabet Tsumura (PSD) questionou a futura capacidade de atendimento da Cemei do Real Parque e qual a prioridade de recursos destinados à manutenção das escolas, principalmente na zona rural? “Tudo depende da demanda. Foram projetadas duas salas de creche e duas de educação infantil”, afirmou Sanfins. Segundo o secretário, foram abertas inscrições no final de setembro, mas houve pouca procura. “Essa demanda só estará completa no final de janeiro, para começar as aulas em fevereiro”. O secretário afirmou ainda que a Pasta não faz distinção de tamanho de escola ou sua localização.

Leila Bedani (PSDB) questionou sobre a disponibilidade de equipamentos, como projetores e televisores. Também afirmou que servidores foram pressionados a optar pela licença-prêmio. “Com relação aos equipamentos, muitas escolas estão investindo com o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do governo federal. O dinheiro é gerido pela comunidade: pais, professores e equipe gestora. Já a opção pela licença-prêmio foi devido ao plano de carreira. A maioria dos servidores que respondeu a pesquisa optou pela migração da gratificação para licença-prêmio”. Sanfins esclareceu que o TCE apontou a mudança de critérios para concessão da gratificação, que antes se restringia à presença e pontualidade. Atualmente, são considerados avaliação dos pais e do conselho de escola, entre outros requisitos.

Em relação ao material escolar, a vereadora Roselvira Passini (DEM) questionou se os livros do 1º ao 5º ano que trazem o conteúdo da causa animal serão distribuídos em 2021.  “Dada escassez no mercado, decidimos construir nosso próprio material, elaborado pelas formadoras do município.  Tornou-se inovador no Brasil e muito bem-feito. Em 2020, não foi implantado em função da pandemia. Em qualquer ano esse material poderá ser utilizado para formação e conscientização das crianças”, informou o secretário.

Evair Piovesana (PL) perguntou a quantidade de alunos por sala de aula. Outra dúvida foi sobre aplicação de recursos orçamentários, além do valor dispendido com merenda escolar.  “Depende muito da demanda de cada escola, mas sempre respeitamos a legislação. No caso da creche, o máximo é 17 alunos, e pode aumentar conforme a ampliação do espaço; no Fundamental II, são 32 alunos”, afirmou Sanfins.

Willian Soares (Solidariedade) questionou se há alguma escola necessitando de reforma de maneira mais urgente. Outra questão foi relativa ao remanejamento de alunos de escolas com menor demanda para outras unidades. Em resposta, Sanfins reafirmou que não há problemas estruturais, apenas pequenas reformas. Em relação ao remanejamento, “a Emeb Maria Teresa foi transformada em uma creche e centro de formação para professores. Os alunos foram remanejados para duas escolas próximas – Eliete e Nazareth”. Por fim, concluiu que não há previsão de ocorrer novamente esse tipo de situação em curto prazo.  As informações são da Câmara Municipal de Itatiba.

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