ANA propõe ação conjunta para conter crise hídrica
O comunicado conjunto autorizou a retirada de 40 milhões de metros cúbicos de água da UHE Jaguari para o Reservatório Atibainha do Sistema Cantareira
Foto: Divulgação/Consórcio PCJ
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) assinou, no último dia 13, comunicado conjunto que estipula a manutenção da transposição do reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) Jaguari, na Bacia do Paraíba do Sul, para o reservatório Atibainha do Sistema Cantareira em Nazaré Paulista. A medida, válida até o final deste ano, visa reforçar o volume útil do Cantareira quando o reservatório estiver com capacidade inferior a 30%.
O comunicado conjunto autorizou a retirada de 40 milhões de metros cúbicos de água da UHE Jaguari para o Reservatório Atibainha. A intenção é evitar que o sistema apresente variações muito acentuadas de quedas da quantidade d'água armazenada, as quais podem comprometer o abastecimento da Grande SP e das Bacias PCJ, que dependem do Cantareira.
A assinatura do comunicado consolida, ainda, a cooperação entre unidades federativas, com a anuência de Minas Gerais e Rio de Janeiro, para que o estado de SP possa acessar as águas da Bacia do Rio Paraíba do Sul, que alcança o território de todos os estados citados. A medida foi solicitada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
"O propósito dessa assinatura é bastante pertinente para o momento atual que vivemos (...) e promove a integração dos estados, para evitar riscos maiores em São Paulo", disse o presidente substituto da ANA, Oscar Cordeiro Netto".
As informações são do Consórcio PCJ.
Cantareira abaixo dos 30%
O nível do Sistema Cantareira se encontrava ontem com 28,2% de sua capacidade. Nos últimos 90 dias, de acordo com o site Nível de Água São Paulo (https://www.nivelaguasaopaulo.com/cantareira), o Cantareira perdeu 13,90% da sua capacidade máxima, o que corresponde a 13.650 milhões de litros, que são equivalentes a 682.490 caminhões pipa de 20 mil litros.