Alvo de vandalismo: Centro de Campinas é marcado por pichações
Foto: Fernanda Alves/CBN Campinas
Quem anda pelo centro de Campinas percebe a grande quantidade de comércios, prédios, placas, postes e até coqueiros pichados. Nem mesmo a Catedral da cidade escapa da ação dos vândalos.
Segundo dados da Guarda Municipal de Campinas, as ocorrências desse tipo de infração aumentaram 118% na comparação entre janeiro e maio deste ano com o mesmo período do ano passado.
A comerciante Barbara Nogueira afirma que o centro da cidade está abandonado e isso atrapalha os estabelecimentos. Já a promotora de vendas, Emanuelle Santos, acredita que o centro está ‘largado’ e admite que na juventude já fez pichações.
Por outro lado, a geração mais nova não vê problemas nessa prática, como é o caso do Thalisson Medeiros.
De acordo com a Guarda Municipal, a cidade registrou 11 ocorrências de pichação de janeiro a maio de 2023. No mesmo período de 2024, o número subiu para 24 casos em que os criminosos foram levados para a delegacia.
Em Campinas, quem for flagrado causando danos ao patrimônio público ou privado será multado em R$3.360. A lei ainda prevê sanções administrativas aos infratores. Em caso de reincidência, a multa será dobrada.
* com informações da Rádio CBN Campinas