Alunos e funcionários participam da oficina de origamis
Na Câmara

Da Redação
Em parceria com a União Cultural Nipo-Brasileira de Itatiba – Nibrait, a Câmara Municipal de Itatiba realizou, nos últimos dias 13, 20 e 25, oficinas de origami para alunos do 4º ano da Emeb. Professora Nazareth de Siqueira Rangel Barbosa, e funcionários da Câmara. As aulas foram ministradas pelo membro da Nibrait, Hiromi Kamakura.
Cerca de 50 pessoas aprenderam a fazer a ave japonesa chamada de tsuru. Após as oficinas, os tsurus foram depositados em uma caixa, homenageando a memória daqueles que perderam a vida nos ataques nucleares a Hiroshima e Nagasaki.
As oficinas fazem parte da programação de setembro, relacionada à exposição “Hiroshima e Nagasaki: Os Limites da Barbárie e as Lições para a Humanidade”. A exposição reúne painéis e maquetes, marcando os 74 anos do bombardeio das cidades japonesas, ocorrido em agosto de 1945.
Lenda dos Mil Tsurus
Além de aprenderem a fazer tsurus, os participantes puderam conhecer um pouco da lenda que envolve o pássaro sagrado.
Quando a bomba atômica arrasou sua cidade natal, Hiroshima, a menina Sadako Sassaki tinha dois anos de idade. Aos 12 anos, foi diagnosticada com leucemia, causada pela radiação. No hospital, a menina seguiu a “Lenda dos Mil Tsurus”.
De acordo com a tradição, ao se dobrar mil pássaros de papel, seu desejo é alcançado. Sadako infelizmente morreu antes de atingir a marca, mas sua história está representada em uma estátua que segura um tsuru dourado, no Parque Memorial da Paz de Hiroshima, monumento que simboliza as vítimas inocentes da guerra.