Alunos de Letramento e Programação são premiados na USF
Também foram premiados aqueles que desenvolveram os melhores softwares
Da Redação
A cerimônia do Tech Oscar 2019 ocorreu na noite da última terça-feira, 19, no salão nobre da Universidade São Francisco (USF). Na ocasião, aproximadamente 250 alunos do Ensino Fundamental receberam certificados e medalhas por participarem do projeto Letramento e Programação. Também foram premiados aqueles que desenvolveram os melhores softwares, nas categorias Scratch (criação de jogos), Appinvenor (criação de aplicativo para celular) e Arduino (computação física).
Para um dos instrutores do projeto, o professor Wagner Torso, a iniciativa desempenha um papel fundamental no desenvolvimento intelectual dos alunos. “A gente pode não estar formando futuros profissionais na área de informática, mas os estudantes que passam pelo letramento conseguem ter o pensamento computacional, o que faz com que resolvam problemas de forma mais fácil”. “Hoje, a tecnologia está presente na vida de todo o mundo e estes alunos passam a ser protagonistas dos próprios projetos”, ressaltou.
Participaram do evento estudantes de 21 Emebs de Itatiba; da Emef professor Irineu Tobias, de Morungaba; e alunos da escola Integração, de Vinhedo. A cerimônia contou com representantes das escolas, da USF e autoridades dos municípios envolvidos, como os prefeitos Douglas Augusto (Itatiba) e Marquinho de Oliveira (Morungaba). Bárbara Menezes esteve representando o Instituto Airton Sena.
Sobre o Tech Oscar
Antes da cerimônia, o secretário de Educação, Anderson Sanfins, concedeu entrevista ao JI e falou sobre o projeto, que chega a sua 5ª edição em Itatiba. “O Tech Oscar começou em 2015 e estamos gradativamente aumentando o número de participantes. Este ano, são mais de 1,5 mil alunos do 4° ao 9º ano do Ensino Fundamental”. “Hoje, fazemos a premiação dos alunos do 7º ao 9º ano. Os do 4º ao 6º já foram premiados nas próprias instituições”, explicou o secretário.
Desenvolvido pelo Instituto Airton Sena, o Letramento em Programação tem como intuito levar aos jovens técnicas de programação, a fim de desenvolver habilidades e competências voltadas às práticas computacionais. O projeto também evolve outras competências, como: empreendedorismo, trabalho em grupo, produção de conhecimento sobre melhores práticas, estratégia de programação, entre outras.
Equipes Vencedoras
Módulo 2: Benno, The Lupus e Trio Elétrico
Módulo 3: Help Plus e Mega Shackers
Módulo 4: Força Tecnológica