Alunos da rede pública participam de oficina do Projeto De Olho nos Rios para monitorar as águas do Lago Camatta
Foto: Divulgação
A equipe do Projeto De Olho nos Rios esteve na Escola Municipal Nazareth de Siqueira Rangel Barbosa, na quarta-feira, em Itatiba, realizando a oficina de ‘Monitoramento da Qualidade da Água’ para um grupo de alunos, entre 12 e 14 anos, que já trabalham a Educação Ambiental em suas formações, participando de atividades promovidas pela instituição de ensino. Nessa nova oportunidade, os alunos fizeram a análise sensorial das águas do Lago Camatta, que ocorre próximo da escola, aprimorando um olhar crítico sobre a realidade hídrica da região.
“É um lugar do convívio diário deles, mas não tinham esse olhar diferenciado trabalho na oficina. E trabalhar a educação ambiental com esses jovens é muito importante, principalmente fazendo uma vivência dessas, pois eles acabam se tornando dispersores dessa conscientização, levando as informações para suas casas e seus bairros, ajudando a fazer a diferença por menor que seja a ação”, ressalta Luzinete Pereira do Prado, professora de arte e coordenadora do Grupo de Estudo Ambiental da escola.
DE OLHO NOS RIOS
O Projeto De Olho nos Rios é uma iniciativa da Associação Mata Ciliar em parceria com a Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, que incentiva a adoção de práticas para a recuperação de áreas degradadas e conservação de áreas naturais, como fontes de sequestro de carbono e proteção da fauna silvestre, visando a promoção da participação comunitária na gestão dos recursos hídricos.
O Projeto atua nos 12 municípios que abrangem as bacias dos Rios Atibaia e Jaguari: Artur Nogueira, Cosmópolis, Paulínia, Campinas, Valinhos, Itatiba, Jarinu, Tuiuti, Bragança Paulista, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.