Alunos da Fatec criam software para organizar objetos históricos
Os estudantes informatizaram peças históricas no museu municipal
Da Redação
Por meio de uma parceria com a prefeitura, estudantes do curso superior tecnológico de Gestão da Tecnologia da Informação da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Bragança Paulista estão colaborando com a organização e democratização do acesso ao acervo do Museu Municipal Oswaldo Russomano.
O grupo está informatizando cerca de três mil peças expostas no espaço, entre elas objetos pessoais de nomes importantes da história do município, que contam a época dos barões do café, dos constitucionalistas, a presença indígena, etc.
Segundo a coordenadora do curso, Cristina Becker, “o trabalho começou com os estudantes conhecendo o acervo e os funcionários do museu. Esse contato inicial foi fundamental para que eles entendessem as necessidades práticas, as demandas do dia a dia de quem trabalha e visita o museu”.
Continuidade
A nova fase da parceria, que prevê o desenvolvimento de um aplicativo para consulta do acervo, já está em prática. A ideia é que o acesso às informações seja gradualmente disponibilizado ao público externo.
Cristina diz que “ a parceria rende várias oportunidades de desenvolvimento de sistemas e aplicativos, com benefícios tanto para o museu quanto para os estudantes que aplicam os conhecimentos na solução de problemas reais”.