Alunos da Emeb Marina Araújo inauguram três Espaços Árvore em Itatiba
Os espaços tem como objetivo proporcionar melhores condições de desenvolvimento das árvores

Da Redação
Cerca de 60 alunos do 6º ano da Emeb Profa. Marina Araújo Pires assistiram, na última semana, uma palestra sobre a lei de arborização urbana vigente em Itatiba, sobre os benefícios trazidos pelas árvores e a importância da implantação dos Espaços Árvore na cidade.
A palestra foi realizada pela prefeitura Municipal de Itatiba, e ministrada pela Engenheira Agrônoma Cláudia Zago, da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.
Segundo a secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Engenheira Agrônoma Dorothéa Monteiro, “palestras como essa estão dentro da programação prevista pelo nosso Programa Municipal de Educação Ambiental que tem o objetivo de articular vários setores da sociedade civil, poder público e privado por meio de uma gestão participativa e sustentável para fomentar e apoiar uma política de Educação Ambiental única para o município”.
Após a palestra, os alunos puderam tirar suas dúvidas, a maioria sobre o plantio de árvores em calçadas e espaços públicos. De acordo com Cláudia, “foi um momento importante para contatar diretamente o público formal que está nas escolas e que, a partir de práticas de Educação Ambiental realizadas diariamente dentro da programação escolar, estará preparado para reproduzir na comunidade onde vivem esta mensagem de conscientização sobre a importância da árvore, que é um patrimônio público e deve ser preservada por todos".
Na prática
Após a parte teórica, os alunos inauguraram mais três Espaços Árvore na cidade, com o plantio de duas quaresmeiras e uma mirindiba, junto com profissionais da Seção de Áreas Verdes da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.
A implantação dos Espaços Árvore tem o objetivo de proporcionar melhores condições de desenvolvimento das árvores, e está no programa de arborização urbana da cidade. Na Avenida Vicente Catalani, perto da Cemei Francisca de Castro Camargo, ao Ecoponto Jardim das Nações e a Emeb Profa. Marina Araújo Pires, 21 novas espécies de árvores foram plantadas no mês de julho deste ano.
O objetivo é implantar os espaços em todos os prédios públicos do município para conscientizar cada vez mais a população da importância das árvores para o conforto térmico, pela sua atuação em partículas sólidas, por diminuírem a velocidade das chuvas, atraírem pássaros, entre outros benefícios.