Altas temperaturas exigem cuidados com a saúde e bem-estar
Durante as altas temperaturas, recomenda-se medidas para atenuação do calor – uso de ventiladores, ar condicionado e etc.
Foto: Arquivo JI
Da Redação
O inverno será encerrado neste sábado, dia 23, quando terá início a primavera; apesar das altas temperaturas registradas na última semana, os termômetros voltaram a subir.
De acordo com boletim divulgado pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp, a previsão é de que altas temperaturas atinjam, neste fim de semana, os municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Para hoje, dia 21, a previsão é de tempo estável e predomínio de sol, temperatura máxima em torno de 35ºC e umidade relativa do ar mínima em torno de 25%.
A tendência para a sexta-feira segue de predomínio de sol, com períodos de parcialmente nublado. As temperaturas ficam entre 20 e 36ºC, com umidade relativa do ar mínima de 25%. As temperaturas devem seguir em elevação gradual até o domingo ou segunda-feira, tanto mínimas quanto máximas.
Onda de calor
A onda de calor vem associada aos baixos índices de umidade relativa do ar, aumentando a probabilidade de queimadas no Sudeste e Centro-Oeste do país, regiões que ainda estão no período de seca.
A sensação de calor também deve ser sentida em vários lugares do Brasil. A previsão é de que as temperaturas superem 42˚C a partir de sexta-feira.
Cuidados
As altas temperaturas demandam cuidados redobrados com a saúde e bem-estar humano e animal, evitando exposição direta e prolongada à radiação solar entre o horário das 10h e 16h, bem como atividades que demandam grande esforço físico. Também é recomendado hidratação constante e medidas para atenuação do calor – uso de ventiladores, condicionadores de ar, uso de roupas leves, dentre outras. Além disso, recomenda-se atenção quando à possíveis quadros de saúde que possam surgir ou ser agravados pelas temperaturas elevadas – mal-estar, tonturas, dores de cabeça, fraqueza, palidez, dentre outros sintomas, devem ser levados em consideração e podem exigir cuidados médicos.