Aline Moura é convocada para defender a Seleção Brasileira na Copa América
Foto: Divulgação
A ala/pivô itatibense Aline Moura mais uma vez foi convocada para vestir a camisa da Seleção Brasileira só que, desta vez, vai integrar a equipe principal na disputa daCopa América, que será disputada entre os dias 1 e 9 de julho em León, no México. A competição tem grande importância para a busca da classificação para os Jogos Olímpicos de Paris, pois oferece duas vagas diretas para o Pré-Olímpico Mundial e outras quatro vagas para o Pré-Olímpico das Américas.
O Brasil disputará no Grupo A da competição, ao lado de Cuba, Venezuela, Argentina e Estados Unidos. Já a outra chave é formada por Canadá, República Dominicana, Colômbia, México e Porto Rico.
Prestes a completar 26 anos, a itatibense Aline Cristina Cezário de Moura começou nas escolinhas da Prefeitura Municipal de Itatiba, sob cuidados e orientações das professoras Claudete Gama e Stella Zoccoli, já formada, passou a disputar a principal competição do país, o campeonato da Liga de Basquetebol Feminino (LBF), hoje sendo um dos grandes destaques da equipe do SESI/Araraquara.
Suas constantes boas atuações e seu nível técnico elevado sempre levaram a itatibense a frequentar o ambiente da Seleção Brasileira, nas categorias de base, e agora tem a chance de ajudar o Brasil a conquistar o título da Copa América ou, avançar na possibilidade de chegar à Olimpíada de 2024.
Feliz com a convocação e sempre solícita à reportagem, Aline Moura conversou com exclusividade com o JORNAL DE ITATIBA, para falar sobre a convocação que, segunda ela, a deixou bastante surpresa. Confira o bate-papo na íntegra com a atleta:
JI: Você, de alguma forma, ficou surpresa com sua convocação para a Seleção Brasileira que irá disputar a Copa América?
ALINE: Sim, fiquei surpresa. Trabalho para estar podendo representar a Seleção, mas, sei da qualidade das jogadoras brasileiras e da competitividade para uma vaga entre as selecionadas.
JI: Não é de hoje que você veste a camisa da Seleção. De alguma forma, desta vez foi diferente?
ALINE: Acho que sempre é diferente, pelo momento profissional que estamos. Mas a felicidade é sempre imensa.
JI: Seus adversários são Cuba, Argentina, Venezuela e Estados Unidos. Você conhece essas seleções? Tem informações sobre elas?
ALINE: Tenho mais conhecimento da seleção Argentina porque acabamos nos enfrentando com uma frequência maior, mas é um grupo forte e competitivo. A seleção americana sempre vem forte, Venezuela está em crescente e, sinceramente, não conheço muito a respeito de Cuba.
JI: A estreia será contra Cuba. Especificamente você poderia falar algo sobre as cubanas?
ALINE: Não conheço muito bem, então prefiro não dizer nada sobre. (Risos)
JI: Claro que o objetivo de vocês é estar na final, porém, existe etapas e a primeira é classificar-se entre as quatro das cinco equipes do grupo. É difícil?
ALINE: Sim, é difícil! Como eu disse, as seleção são fortes e tem o mesmo objetivos que o Brasil. Não creio que seja (classificação). Acredito em um campeonato disputado e bonito para vivenciar.
JI: A Copa América é mais uma etapa para os Jogos Olímpicos de 2024. Você acredita que o Brasil possa estar nas Olimpíadas do ano que vem?
ALINE: Acredito muito e quero mais (risos). Vejo que o Brasil está evoluindo e investindo, estamos nos preparando para tentar essa vaga sim!
JI: Isso (chance de estar nos Jogos) de alguma forma mexe com você? Você se vê disputando uma Olimpíada?
ALINE: Não mexe diretamente porque tenho meus objetivos diários. Quero estar o melhor possível para meu clube e, consequentemente, estarei bem para o resto. Foco é estar no meu melhor sempre!
CONVOCADAS
ARMADORAS: Débora Costa (SESI/Araraquara), Alana Gonçalo (Sampaio Basquete) e Maria Paula Albieiro (Blumenau/Unisociesc).
ALAS/ARMADORAS: Tainá Paixão (Sampaio Basquete), Isabela Ramona (Samara-RUS) e Gabriella Soares (SESI/Araraquara).
ALAS: Thayná Silva (Sodiê Mesquita), Patrícia Teixeira (Sampaio Basquete), Leila Zabani (Blumenau/Unisociesc), Raphaella Monteiro (Sampaio Basquete), Vitória Marcelino (SESI Araraquara) e Emanuely de Oliveira (Sampaio Basquete).
ALAS/PIVÔS: Damiris Dantas (Fuerza Regia-MEX), Vanessa Sassá (Santo André), Aline Moura (SESI/Araraquara) e Kawanni Firmino (Blumenau/Unisociesc).
PIVÔS: Erika de Souza (Sampaio Basquete), Kamilla Cardoso (South Carolina-EUA) e Mariana Dias (Sampaio Basquete).