Alimentação balanceada pode ajudar no tratamento da gastrite
Dica de Saúde
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Da Redação
Chocolates, chá preto, café, refrigerante, bebidas alcoólicas, frituras, doces em geral, bolos, salgadinhos, biscoitos, pimentas e condimentos, quem tem gastrite sabe que alimentos como esses pode ser um grande problema. A doença é uma inflamação ou infecção do revestimento do estômago que pode durar pouco tempo, se for aguda; ou meses e até anos, se for crônica.
Segundo a nutricionista dra. Josiani Dian Leardini, “a acidez de algumas frutas como laranja, limão, maracujá ou abacaxi podem prejudicar também as pessoas mais sensíveis”.
Receitas antigas
Josiani destaca que tomar um copo de leite para aliviar azia, receita muitas vezes ouvida por mães e avós pode ser útil apenas momentaneamente, “pode aliviar no momento pois o pH alcalino ajuda a neutralizar o ácido estomacal. Porém a azia vai voltar, porque o próprio leite ao ser digerido irá estimular a produção de mais suco gástrico”.
A nutricionista alerta que a melhor forma de controlar e curar a gastrite, além de evitar alimentos ácidos ou gordurosos, é não ficar muito tempo em jejum, “pois o ácido gástrico se acumula e começa a lesionar o estômago, portanto, é importante fracionar as refeições”.
Ajuda na alimentação
Alimentos como peixe ou frango, que possuem pouca gordura, podem ajudar no tratamento da gastrite, segundo Josiani. Além disso, “alecrim e hortelã são alimentos digestivos, o aloe vera ajuda na cicatrização da ferida estomacal, legumes e verduras bem cozidos facilitam a mastigação e a digestão, aliviando as funções do estômago; e as frutas vermelhas como amora, morango ou framboesa têm compostos antioxidantes e anti-inflamatórios”.