Alibaba escolhe Campinas para sediar centro de distribuição no Brasil
Expectativa é que o empreendimento gere mais de 200 empregos diretos e mais de mil indiretos nas áreas de logística, operações, tecnologia da informação e serviços auxiliares
Foto: Divulgação
A Cainiao, empresa de logística do Conglomerado Alibaba, gigante global em comércio eletrônico, escolheu o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, para sediar seu centro de distribuição no Brasil. O hub deve gerar mais de 200 empregos diretos e mais de mil indiretos nas áreas de logística, operações, tecnologia da informação e serviços auxiliares. A operação começa ainda em 2024.
O grupo realizou um investimento significativo na cidade, incluindo a construção das instalações, que ficam no antigo terminal de passageiros de Viracopos, a compra de equipamentos e a contratação de recursos humanos. A estratégia de expansão prevê ampliar a oferta de produtos, diversificar canais de venda e fortalecer parcerias com empresas brasileiras. Com o crescimento, novos aportes poderão ser feitos em Campinas.
A localização estratégica, infraestrutura logística e mão de obra qualificada motivaram o grupo a selecionar Campinas para abrigar o hub, assim como a política de incentivos fiscais da Prefeitura de Campinas. A expectativa é que possam ser recolhidos mais de R$ 2 bilhões de impostos (federais, estaduais e municipais) a partir da operação em Viracopos.
"No futuro, à medida que os negócios se estabilizarem, o hub poderá se desenvolver para se tornar um centro de operações para toda a América do Sul", disse o diretor de Relações Institucionais do Grupo Alibaba para América Latina, Felipe Daud.
O grupo tem intenção de expandir as operações de distribuição a partir do Aeroporto de Viracopos, utilizando-se para isso da infraestrutura aeroportuária e da conectividade com outras regiões do Brasil e do mundo. "O crescimento das operações permitirá ampliar a oferta de serviços logísticos e fortalecer a presença da empresa no mercado brasileiro", destacou a diretora de operações da Cainiao, Priscila Mezzalira.
"Estamos muito felizes com a chegada da Alibaba em Campinas, 100% da operação do Brasil estará na nossa cidade e isso representa um ganho muito grande para a geração de novos negócios, de renda e de emprego", afirmou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi.
As encomendas serão triadas em Viracopos e, de lá, serão distribuídas para o País. Posteriormente, os aviões fretados também vão desembarcar em Campinas. "A logística de distribuição será otimizada para atender às necessidades específicas de cada mercado. Serão utilizadas soluções logísticas eficientes, incluindo transporte rodoviário, aéreo e marítimo, para garantir a entrega rápida aos compradores", ressaltou Priscila.
Criado em 1999 na China, o grupo Alibaba é o responsável pelo Alibaba.com, plataforma de comércio atacadista global, com liderança no cenário internacional e milhões de compradores e fornecedores. A Cainiao Smart Logistics Network Limited é uma das empresas do grupo, junto com diversos outros negócios.