Além da laranja: 8 frutas com vitamina C para enriquecer sua alimentação
Uma lista completa com as principais frutas ricas em vitamina C para você incluir na sua dieta
Foto: Divulgação
A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é uma vitamina solúvel em água encontrada de forma abundante em frutas e vegetais.
Quando se fala nos benefícios da acerola ou da laranja, é comum fazer uma associação direta com a vitamina C. O que pouca gente sabe é que essa vitamina está presente em muitas frutas, o que permite formatar uma dieta mais variada sem abrir mão da sua ingestão.
Ela é indispensável para a manutenção da saúde, já que fortalece a imunidade, combate o envelhecimento da pele, auxilia na absorção do ferro, combatendo a anemia, fortalece os ossos, ajuda na saúde da visão e promove o bem-estar mental.
Não é por acaso que a ingestão dessa vitamina é indicada pelos nutricionistas. Alimentos ricos em vitamina C ajudam na manutenção do aporte diário da substância no organismo.
1. Acerola
A acerola é uma fruta rica em vitamina C e ferro. Encontrada durante várias épocas do ano, o ápice da comercialização acontece em setembro, e o consumo da fruta é frequente em sua forma natural ou em sucos.
Além de ajudar no fortalecimento do sistema imunológico, a acerola é amplamente recomendada como aliada no combate à anemia.
A quantidade de vitamina C encontrada em 100 g de acerola é equivalente a 941,1 mg.
2. Limão
Há uma infinidade de tipos de limão disponíveis no mercado. No caso do limão taiti, o auge da safra acontece no verão, nos meses de janeiro a março. Nessa época, é fácil encontrar o produto, e os preços são bastante atrativos.
Utilizado na forma natural, em sucos e como ingrediente em tempero de saladas e outros preparos, cada 100 g de limão contém 38,2 mg de vitamina C.
Por isso, o consumo regular da fruta auxilia na produção de glóbulos brancos, o que ajuda o sistema imunológico a combater vírus e bactérias que tentam invadir nosso organismo.
Não é por acaso que o limão é um dos alimentos mais lembrados por quem quer combater doenças infecciosas como resfriados e gripes.
3. Caju
Outro alimento rico em vitamina C, cada 100 g de caju contém 219,3 mg de ácido ascórbico. A época de colheita e comercialização varia de um estado para o outro, ocorrendo principalmente entre setembro e novembro.
4. Kiwi
O kiwi traz muitos benefícios para a saúde. Além da vitamina C (cada 100 g da fruta contém 70,8 mg da vitamina), ele ajuda na saúde dos ossos, contribui para a absorção do ferro, auxilia na redução dos níveis de triglicerídeos do corpo e ajuda na saúde e na beleza da pele.
5. Goiaba vermelha
A goiaba vermelha é uma fruta saborosa que pode ser incluída em diferentes preparos. A vitamina C é um dos principais nutrientes da fruta, a cada 100 g você encontra 80,6 mg da vitamina.
Rica em licopeno, ela também se destaca pelo poder antioxidante, auxiliando no combate aos radicais livres.
6. Tomate
O tomate é um alimento rico, principalmente quando consumido cru. Ele ajuda na saúde da pele, da visão, dos ossos e dos cabelos. A cada 100 g de tomate você vai encontrar 21,2 mg de vitamina C. Em uma salada, se for temperado com limão, por exemplo, você consegue aumentar o aporte de vitaminas.
7. Morango
Rico em antioxidantes, o morango tem vitamina C, antocianinas e ácido elágico. O seu consumo auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, combate inflamações, melhora o desempenho mental, previne o envelhecimento da pele e o câncer. A cada 100 g de morango você encontra 63,6 mg de vitamina C.
8. Abacaxi
Apesar de ter uma quantidade menor de vitamina C se comparado com outros alimentos (34,6 mg a cada 100 g da fruta), ele é uma opção interessante para quem deseja consumir ácido ascórbico e variar a dieta.
Além de fortalecer o sistema imunológico, principalmente em função da vitamina C, a fruta é diurética, sendo, portanto, altamente utilizada em dietas para perda de peso.