Aicita orienta buffets para retomada de serviço do setor com segurança
O grupo, com auxílio da Aicita, vai elaborar protocolo de funcionamento que será apresentado à Prefeitura de Itatiba
A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) recebeu na manhã chuvosa desta sexta-feira (21/08/2020) empresários do setor de buffets em seu Auditório Ivan Nunes Simões, no Edifício Inside Corporate. O encontro, respeitando o distanciamento social devido à pandemia de coronavírus, tratou de orientações para apresentar ao Poder Público medidas para viabilizar a reabertura do espaço, com realização de adequações.
Estiveram presentes oito empresários, além dos diretores Antônio Ferreira Dionísio Junior e Cristina Milanez Maeda, acompanhados pela executiva Sandra Bredariol Jericó e pela consultora Débora Giani. “A Aicita não tem poder de executar, e sim de reivindicar interesses dos empresários, independentemente de ser ou não associados, para buscar o bem comum. A intenção é levar o grupo para encontrar um caminho e reivindicar junto ao Poder Público a viabilização da retomada do negócio”, esclareceu Dionísio.
O grupo entende a necessidade de adequações para voltar o funcionamento com segurança o mais breve possível, após somar cinco meses de paralização. Neste encontro, já foram traçadas as ações seguintes que serão concretizadas já na próxima semana. Esta é uma antecipação das adequações para abertura posterior, quando Itatiba passar da fase amarela (de flexibilização) para a fase verde (abertura parcial) do Plano São Paulo de retomada econômica.
Com segurança
Dionísio conduziu a reunião focando na importância de se ter estratégias para atender os clientes com segurança, assim como orienta a recente campanha institucional da Aicita, focando no novo normal: Itatiba Eu Compro Com Segurança Aqui. “O cliente não irá se não estiver convencido que terá segurança para fazer o evento. São necessárias estratégias para enxergar como viabilizar a retomada com práticas que permitam que o cliente se sinta seguro. Vamos ter que trabalhar junto com o Poder Público para mostrar que é viável fazer a festa, de forma que seja seguro para o cliente”, pontuou o diretor da Aicita.
Foram acordados alguns pontos, tais como a realização de apenas um evento por dia – para se ter tempo hábil de higienizar todo o espaço entre festas e a diminuição no tempo de duração do evento, bem como distanciamento de mesas.
O grupo, com auxílio da Aicita, vai elaborar protocolo de funcionamento que será apresentado à Prefeitura de Itatiba. Para tanto, usará como guia uma cartilha elaborada pela Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra), que detalha protocolos de funcionamento, higienização – inclusive de brinquedos, equipe e até recebimento de produtos para espaços indoor (ambientes fechados). Com base nisso, serão adequados para a realidade dos estabelecimentos do setor em Itatiba.
Próximos encontros
Os participantes voltam a se reunir na Aicita na próxima segunda-feira, dia 24 de agosto, às 9h, para estabelecer os pontos que serão apresentados ao Poder Público em reunião já agendada para quarta-feira, dia 26, às 11h, na Prefeitura de Itatiba, que deve contar com a presença do secretário municipal Jorge Nicolau, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação, bem como representantes da Vigilância Sanitária, Setor de Fiscalização e Secretaria da Saúde.
Texto e foto: Tatiana Petti/Aicita