Agosto Lilás: Campanha visa conscientizar população pelo fim da violência contra a mulher
No município de Itatiba, a Campanha Agosto Lilás foi adotada no calendário oficial de eventos através da Lei Municipal 136/2021
Foto: Divulgação
Da Redação
Em 2022, a Câmara dos Deputados sancionou a Lei 14.448/2022, que institui o Agosto Lilás como o mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. Essa iniciativa tem como objetivo central intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar a sociedade e conscientizá-la sobre a necessidade inadiável de erradicar a violência contra a mulher, bem como promover os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
No município de Itatiba, a Campanha Agosto Lilás foi adotada no calendário oficial de eventos através da Lei Municipal 136/2021, de autoria dos vereadores Leila Bedani, Fernando Soares da Silva e Sérgio Rodrigues. Este é um marco na luta pelos direitos das mulheres em Itatiba e simboliza o comprometimento da cidade com a proteção e a defesa dos direitos femininos. Ao integrar a campanha ao calendário oficial de eventos, certifica-se a importância de abordar o tema da violência doméstica e familiar contra a mulher de forma permanente e contínua.
Em Itatiba
Estão sendo realizadas diversas ações ao longo do mês de agosto, com o objetivo de envolver toda a comunidade e sensibilizá-la para o enfrentamento da violência contra as mulheres.
A campanha inclui palestras, workshops, atividades educacionais e outras iniciativas que buscam promover o conhecimento sobre o tema, estimular a reflexão e fomentar ações concretas para criar uma sociedade mais igualitária e segura para as mulheres. Lembrando que ações já são realizadas no município desde 2017, onde grupos como Virada Feminina, Grupo Mulheres do Brasil, Grupo Entre Rosas, Movimento ODS e outros já trabalham nessa frente de prevenção e conscientização.
Onde buscar ajuda
Itatiba vem ampliando os canais de comunicação com a população para proteger as mulheres e incentivar a denúncia de casos de violência. Qualquer cidadão pode entrar em contato para buscar ajuda:
Delegacia de Defesa da Mulher - 4538-4010
Delegacia de Polícia - 4558-4035
Polícia Militar - 190
Guarda Municipal - 153 / 0800-7722-153
Bombeiros-Resgate - 192 / 193
CREAS - 4594-3521 / 4594-1717 (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)
UPA - 3183-0099