Agentes realizam visitas para informar a população sobre proliferação do mosquito da dengue
Até o momento, em 2021, Itatiba registrou sete casos de dengue confirmados
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: Reprodução
Neste período do ano, quando aumenta o calor e se aproxima a época de chuvas, a preocupação com a proliferação do mosquito da dengue aumenta. Por essa razão, tanto os agentes de endemias quanto os agentes comunitários de saúde realizam visitas de casa em casa, orientando e tirando dúvidas dos cidadãos.
A visita casa a casa é a principal das ações realizadas pelo Programa de Combate à Endemias, onde diariamente a população – e também estabelecimentos específicos, como escolas, hospitais, borracharias, reciclagens, entre outros - recebem a visita dos agentes para a identificação e eliminação de possíveis criadouros ou focos do mosquito, prevenindo sua proliferação e diminuindo também a transmissão de doenças como Chikungunya, Zika e a Febre Amarela urbana, que são transmitidas pelo Aedes aegypti.
O Programa de Combate a Endemias mantém suas atividades de controle e combate ao Aedes aegypti durante todo o ano, não só quando as temperaturas se elevam. Mesmo durante os períodos mais rígidos da pandemia, as ações não foram interrompidas por completo.
Descarte irregular
Vale lembrar que há ações de outras secretarias que ajudam também no combate à dengue, como a de Meio Ambiente e Agricultura, que semanalmente retira toneladas de lixo e materiais inservíveis descartados de forma irregular de diversos pontos da cidade.
Na última segunda-feira, dia 27, foi feita limpeza de 12 pontos em quatro bairros diferentes de Itatiba. Ao todo, foi recolhida 1,8 tonelada de material só nessa ocasião.
Ainda que existam cinco ecopontos públicos destinados a esse fim, e também a coleta seletiva de recicláveis, bem como o Catabugiganga, o descarte irregular de lixo tem sido uma realidade. Para contê-lo, a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura leva técnicos aos bairros onde há maior ocorrência de descarte, promovendo ações de conscientização, inclusive com visita casa a casa.
Números de casos em 2021
Até o momento, em 2021, Itatiba registrou sete casos de dengue confirmados, sendo quatro autóctones (contraídos dentro da própria cidade) e três importados (vindos de outros municípios).