Adson marca duas vezes e Corinthians vence o São Paulo
Foto: Mauro Horita/Ag. Paulistão
Com dois gols de Adson, ainda no primeiro tempo, o Corinthians superou o São Paulo por 2 a 1 no Morumbi, pela quinta rodada do Paulistão Sicredi. A vitória na noite de domingo, também marcou o fim de um tabu de seis anos do Corinthians, sem vencer o São Paulo no Morumbi.
Foi a primeira vitória do Corinthians fora de casa na competição, resultado que fez o clube assumir a liderança do Grupo C, com 10 pontos ganhos. Já o São Paulo, mesmo com o revés, segue líder do Grupo B, com oito pontos. Foi a primeira derrota do time de Rogério Ceni no Paulistão.
Impulsionado pela torcida, o São Paulo começou o clássico com a marcação alta. Com troca de passes rápidos, o time da casa quase abriu o placar aos cinco minutos, mas o chute de Pablo Maia saiu fraco, para fácil defesa de Cássio.
Aos poucos, o Corinthians foi encaixando a marcação. Aproveitando os lados do campo, abriu o placar com Adson, aos 17 minutos. Livre, Renato Augusto achou Fagner avançando sozinho nas costas da zaga são-paulina. O lateral cruzou rasteiro para dentro da área e o atacante desviou para o gol. O gol chegou a ser anulado, mas após o VAR traçar as linhas, o jovem atacante enfim pode sair para comemorar.
Para não sentir tanto o gol, o São Paulo buscou responder rápido. Wellington Rato arriscou de fora da área, assustando o goleiro Cássio. Depois, o atacante tentou de cabeça, mas parou no goleiro corintiano.
Vencendo, o Corinthians procurou investir em contra-ataques, aproveitando os espaços deixados pela defesa mandante e chegou ao segundo gol. Roger Guedes escapou da marcação de Alan Franco e deu uma assistência na medida para Adson, marcar aos 33 minutos. Foi a segunda finalização do Corinthians e o segundo gol do atacante Adson.
Tentando diminuir o prejuízo na primeira etapa, o São Paulo armou uma blitz na reta final. Calleri recebeu na área, girou sobre o zagueiro e finalizou forte, para grande defesa de Cássio. Depois foi a vez de David, de cabeça, parar em outra bela intervenção do goleiro corinthiano.
Na volta do intervalo, o técnico Rogério Ceni atendeu o pedido da torcida e colocou Luciano em campo. O panorama da partida seguiu no segundo tempo. Criando todas as ações ofensivas da partida, o São Paulo encontrava dificuldade de furar a defesa do Corinthians.
Conseguiu levar perigo na bola parada e chute de longa distância. Primeiro, Arboleda, de cabeça, tirou tinta da trave. Depois foi a vez de Jhegson Méndez, do meio da rua, balançar o travessão do Corinthians.
De tanto pressionar, o São Paulo diminuiu o marcador, aos 32 minutos, com Luciano. O xodó da torcida recebeu livre dentro da área, ajeitou e finalizou firme de canhota, fazendo valer a lei do ex, no Morumbi. O gol colocou fogo no clássico.
Com muito "perde e ganha" no meio-campo, o São Paulo foi para o abafa em busca do empate. Já o Corinthians, colocou sangue novo na defesa, para segurar o resultado.
No último cartucho, quase Luciano deixou tudo igual no clássico e finalização rente à trave. No final, o Corinthians suportou a pressão dos mandantes e pôs fim ao tabu de seis anos sem vencer no Morumbi.
O São Paulo volta a campo no próximo domingo (5), quando visita o Santo André, às 16h00, no Bruno José Daniel, no ABC Paulista. Mais tarde, às 18h30, o Corinthians recebe o Botafogo, na Neo Química Arena.