Adolescente invade o Cras, faz 'cocô' no chão, resiste à prisão e xinga GMs e escrivão
Neste domingo um juiz e o MP vão analisar o pedido do delegado Carvalhaes para que ele seja internado na Fundação Casa: "ele perdeu as rédeas da própria vida"
Por Fábio Estevam / Jornal de Jundiaí
Um adolescente de 16 anos foi detido por guardas municipais na noite deste sábado (15), por tentativa de furto ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Itatiba, no bairro Jardim das Nações. A detenção ocorreu na área interna do local, onde, inclusive, ele havia arrombado três portas e ainda defecado no chão de uma das salas. Bastante nervoso, ele resistiu à prisão e, na delegacia, ofendeu os guardas e funcionários, os chamando de "bostas" e "lixos".
Com base na ocorrência em si e em outros 13 atos atos infracionais anteriores - sendo três deles em um único dia -, o delegado Rodrigo Carvalhaes determinou sua apreensão e encaminhamento à Fundação Casa de Franco da Rocha, onde ele aguardará até a manhã deste domingo (16), quando será apresentado a um juiz e ao Ministério Público (MP), para uma audiência em que será analisado o pedido feito por Carvalhaes para sua internação na Fundação. "A gravidade concreta do ato infracional perpetrado é evidente, ante o histórico criminoso (nada menos do que treze passagens), demonstrando que em liberdade voltará a delinquir. A internação, assim, é necessária inclusive para a proteção do próprio adolescente, que perdeu as rédeas da sua vida". despachou. "Tal medida também servirá como forma de restabelecimento da ordem pública, já que a medida cessará a reiteração infracional, que vem ocorrendo há algum tempo".
PUBLICIDADE
COMO FOI
A Guarda Municipal foi acionada por volta das 20h por um popular informando ter ouvido um barulho suspeito dentro do Cras, que estava fechado. Uma equipe foi enviada ao local, onde os GMs entraram pulando o muro e logo se depararam com o adolescente tentando arrombar uma porta - ele já havia violado outras três. Ele tentou fugir, mas acabou sendo abordado. Bastante alterado, segundo os guardas, ele começou a se debater e a ofendê-los - com ele havia uma sacola plástica contendo três pistolas de cola quente, três grampeadores e um pote plástico com diversas chaves.
Um funcionário do Cras foi acionado e, no local, constatou que o infrator havia defecado em uma das salas.
Conduzido ao Plantão Policial, o adolescente visivelmente alterado não quis fornecer suas declarações sobre os fatos, se limitando a ofender os GMs e o escrivão.
Foi tentado contato com sua mãe inúmeras vezes, mas sem sucesso - inclusive os agentes estiveram na residência dela, mas não a localizaram.