Ações da Campanha Agosto Lilás chamam atenção para combate à violência contra mulher
A Caminhada Agosto Lilás foi realizada na manhã do último sábado
Da Redação
Na manhã do último sábado, dia 19, Itatiba realizou a Caminhada Agosto Lilás, como parte das ações da Campanha Agosto Lilás. A concentração ocorreu na Praça da Bandeira, contando com roda de dança e oficina de defesa pessoal e violência doméstica, falas dos grupos participantes e a Blitz de Sensibilização, onde ocorreu a entrega de panfletos de conscientização nos faróis do município.
Em entrevista ao Alô Notícias, de Aloísio Mathias, a vereadora Leila Bedani, uma das idealizadoras do projeto no município, descreveu o evento e sua importância para o combate à violência contra mulheres e meninas.
“Hoje tivemos um evento muito importante, aquele evento que toca o coração, onde trazemos uma parte sensível. Tivemos, também, a participação da Fran, vítima de uma tentativa de feminicídio e que atualmente é uma das voluntárias do grupo”, comentou a vereadora.
“Meu ex-marido me atacou com golpes de faca, na frente do meu filho, que tinha apenas três anos na época. Mas, graças a Deus, superei a tudo, com a ajuda dos meus familiares e amigos. Hoje, eu vivo feliz! Falo como forma de incentivo para outras mulheres, para que denunciem qualquer tipo de violência”, disse Fran, durante o evento na Praça da Bandeira.
No município
Estão sendo realizadas diversas ações ao longo do mês de agosto, com o objetivo de envolver toda a comunidade e sensibilizá-la para o enfrentamento da violência contra as mulheres.
A campanha inclui palestras, workshops, atividades educacionais e outras iniciativas que buscam promover o conhecimento sobre o tema, estimular a reflexão e fomentar ações concretas para criar uma sociedade mais igualitária e segura para as mulheres. Lembrando que ações já são realizadas no município desde 2017, onde grupos como Virada Feminina, Grupo Mulheres do Brasil, Grupo Entre Rosas, Movimento ODS e outros já trabalham nessa frente de prevenção e conscientização.
Canais de denúncia
Itatiba vem ampliando os canais de comunicação com a população para proteger as mulheres e incentivar a denúncia de casos de violência. Qualquer cidadão pode entrar em contato para buscar ajuda:
Delegacia de Defesa da Mulher - 4538-4010
Delegacia de Polícia - 4558-4035
Polícia Militar - 190
Guarda Municipal - 153 / 0800-7722-153
Bombeiros-Resgate - 192 / 193
CREAS - 4594-3521 / 4594-1717 (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)
UPA - 3183-0099