Abrigo Emergencial: espaço encerra as atividades com saldo positivo
O local foi criado pela Prefeitura de Itatiba especialmente para atender pessoas que viviam em situações de rua
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: Renato Jr./PMI
O Abrigo Emergencial Operação Inverno da Prefeitura de Itatiba encerrou o saldo de serviços no final de agosto. O local criado especialmente para atender pessoas que viviam em situações de rua, durante o período mais rigoroso do inverno, estava funcionando desde 28 de julho. Foram 33 noites de atividades e 35 moradores de rua beneficiados no total.
No período em que estava funcionando o abrigo, cinco pessoas foram encaminhadas ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), outras 14 para o Abrigo Municipal fixo e uma pessoa em situação de rua passou a fazer parte do programa Requalifica da prefeitura que é para reinserção no mercado de trabalho. Houve ainda, duas pessoas encaminhadas para comunidades terapêuticas e 13 que pediram auxílio à Prefeitura para voltarem às suas terras natais. Os serviços foram realizados pela Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda.
Encaminhamentos
Os encaminhamentos ao abrigo foram realizados a partir de buscas ativas nas ruas – especialmente durante à noite – por meio das equipes da Central de Abordagem Social, da Secretaria de Ação Social Trabalho e Renda e voluntários. A Central foi implantada em março para atendimento às pessoas em situação de rua em Itatiba.
No abrigo eram oferecidos cama, cobertor, alimentação e higiene. Os animais de estimação também podiam passar a noite no local, medida que foi fundamental para que as pessoas aceitassem ir até o abrigo, além de ajudar os próprios animais.
Neste ano, o município registrou um dos invernos mais rigorosos de sua história. Na madrugada de 30 de julho, a cidade teve a noite mais fria dos últimos 21 anos, chegando a marcar 1ºC.