Abertura da exposição de aniversário da Escola Maria Mercedes é realizada no Museu Municipal
50 anos
No último dia 30, foi realizado no Museu Municipal o evento de abertura da exposição de aniversário da Emeb Profa. Maria Mercedes de Araújo. A exposição mostra fotos tiradas ao longo deste tempo na escola, mostrando alunos e funcionários que já passaram por ela. A exposição está aberta até o dia 29 de setembro, das 9h às 18h.
O evento contou com a presença de itatibenses e autoridades da Prefeitura de Itatiba, assim como pessoas do corpo docente da escola, incluindo Joselina Rodrigues, a atual diretora do colégio, e alunos da instituição, que fizeram apresentações musicais durante o evento para o público presente.
Segundo Joselina, “a exposição conta a história da escola, desde 1969 até os dias atuais, contando com fotos, algo que compõe mesmo a história dessa escola. Resgatar o material não foi fácil, tivemos que resgatar os materiais, além de fazer pesquisas com moradores, antigos diretores e alunos, e buscar os atores principais que fizeram parte da época e de certa forma, que fizeram parte da história. Atualmente contamos com 262 alunos, de 1º ao 9º ano. É um trabalho gratificante”.
Exposição
Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi, “é muito gratificante relembrar a história da escola e dos bairros onde estão instaladas, e o objetivo é preservar as memórias, mostrando documentos e fotos presentes no arquivo municipal, que é aberto a toda a população”.
De acordo com o secretário de Educação, Anderson Sanfins, a Escola Maria Mercedes é uma das mais antigas, e a população tem a oportunidade de conhecer a história, através de livros que estão expostos no museu, onde ex-alunos podem encontrar suas fotos da época de estudantes.
Anteriormente chamada de EEPG do Bairro do Cruzeiro, o nome atual da escola se dá em homenagem à Maria Mercedes de Araújo, mulher que abraçou a causa da educação durante seus 77 anos, lecionando à população, também reunindo analfabetos para levar conhecimento, além de seus trabalhos voluntários.
A escola passou por reformas nos anos de 2011 e 2013, e atualmente está situada no Bairro do Cruzeiro, com a direção de Joselina Rodrigues.