‘A leitura é fundamental para o desenvolvimento humano’ destaca secretário de Cultura e Turismo
Na foto, parte infantil da Biblioteca Municipal "Chico Leme"; os empréstimos de livros estão sendo realizados com horários agendados
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: Renato Jr./PMI
Da Redação
Diante da pandemia, foi necessário pensar em soluções inovadoras para praticamente todas as áreas. Com os livros não foi diferente. A reativação da Biblioteca Municipal “Chico Leme” foi a primeira ação levada à Prefeitura de Itatiba através da Secretaria de Cultura e Turismo, como uma forma de incentivar a população a ler.
A forma encontrada foi abrir os empréstimos dos livros, utilizando ferramentas digitais, como o e-mail, telefone e WhatsApp. Os interessados escolhem os livros disponíveis por meio do site www.itatiba.sp.gov/acervo ou solicitando através do WhatsApp 4594-5488. Realizada a escolha, é então marcado um horário para retirada do exemplar com as devidas medidas de segurança; a devolução também é realizada com horário prévio.
‘Chico Leme’ em números
A ação citada acima começou a funcionar em fevereiro e desde então foram 1.432 livros emprestados, 1.173 agendamentos remotos e 73 novos usuários. A biblioteca possui, atualmente, 42.045 títulos em seu cadastro.
Os mais procurados
Os gêneros mais procurados pelos itatibenses são de literatura estrangeira, de ficção principalmente, onde se encaixam os romances. Literaturas norte-americana, inglesa, francesa, alemã e russa são as mais procuradas. Os autores brasileiros que se sobressaem são da literatura infanto-juvenil: Carina Rissi, Paula Pimenta e Talita Rebouças.
Sobre a doação de livros a população de Itatiba pode leva-los para compor o acervo, e funciona também com o esquema de horário marcado.
Importância da leitura
“Numa perspectiva histórica, o hábito da leitura continua sendo fundamental para humanidade. Primeiro repositório de informação acumulada durante séculos em todos os setores, os livros são essenciais para o desenvolvimento humano. Não importa o gênero escolhido, o fato é que a leitura de um livro desenvolve o senso crítico de uma pessoa, aprimora seu vocabulário (fala e escrita) e o conhecimento adquirido auxilia e capacita o relacionamento interpessoal através do diálogo, melhorando aspectos importantes da vida. A leitura estimula a criatividade; nada a substitui”, comentou o secretário de Cultura e Turismo de Itatiba, Luis Soares de Camargo.