A importância do café na história de Itatiba e as fotos das fazendas em 1916

A primeira grande riqueza da cidade de Itatiba foi o café. Na segunda metade do século XIX, Itatiba, que fazia parte da área pioneira do plantio em direção ao Oeste Paulista, alcançava uma grande produção. A atividade gerou um enorme desenvolvimento econômico para a cidade que, devido a sua grande produção, possuía inclusive uma ferrovia, a "Estrada de Ferro Carril Itatibense".
O café foi introduzido no município de Itatiba em 1850, quando Ignácio Correia de Lacerda, tropeiro, trouxe para a região os primeiros pés de café. Poucos anos depois as fazendas do município já estavam produzindo cerca de 200.000 arrobas de frutos.
A produção de café de Itatiba chegou até o início do século XX, a 600.000 arrobas por safra, ou seja, 9.000 toneladas de café. Durante as duas primeiras décadas do século XX, o município respondia por 5% da produção de café do estado.
Hoje damos continuidade à divulgação de imagens das principais fazendas de café de Itatiba, que na época incluía Morungaba, produzidas pelo jovem fotógrafo João Parodi e publicadas no “Almanaque de Itatiba de 1916”, organizado pelo Dr. Armando Rodrigues e editado pelo jornal “A Reacção”, dirigido por Evaristo Silva.
Em 1930, com o declínio da produção, estabeleceu-se o setor secundário, crescendo cada vez mais até descaracterizar o município como agrícola e torná-lo industrial.
Um levantamento feito em 2008,mostrou que 54% das propriedades rurais localizadas no município possuem traços da produção cafeeira e dessas, 49% ainda realizam alguma atividade ligada às origens: algumas ainda continuam no cultivo da espécie e outras desenvolvem atividades ligadas ao turismo rural.
O desenvolvimento econômico e social de Itatiba, bem como do interior de São Paulo, foi influenciado direta e indiretamente pela produção cafeeira, desde a metade do século XIX. Hoje, embora mais timidamente, ainda há traços da antiga produção que interferem positivamente na conjuntura econômica atual. Diante disso é fundamental desenvolver ações que tenham como objetivo preservar o que resta deste rico patrimônio.
Rogério Scavone é jornalista.
Email: scavonerogerio@gmail.com
Fontes de Informações: Site da Prefeitura de Itatiba e o artigo Análise das consequências da produção cafeeira do século XIX na conjuntura econômica contemporânea do interior paulista, Brasil. de Elisa Carlos Pereira, Carlos Eduardo de Freitas Vian e Odaléia Teles Queiroz.
Fotos: Acervo Foto Parodi reprodução do Almanaque de Itatiba de 1916 - Arquivo Público Histórico de Itatiba
Vista da Fazenda Santo Antonio propriedade dos herdeiros de José Luiz Franco
Vista da Fazenda Boa Vista de Anna Cândida Simões e Filhos
Vista da Fazenda Paraiso dos irmãos Francisco e Alexandre Rodrigues Barbosa