A imagem mais antiga de Itatiba
A identificação, atribuição e reconhecimento daquela que é considerada a imagem mais antiga de Itatiba, é resultado de um trabalho de mais de quatro anos realizado pelo amigo e pesquisador Paulo Henrique Degani, o PHD.
A história envolvendo a identificação de uma aquarela de autoria de Miguel Arcanjo Benício de Assumpção Dutra, mais conhecido como Miguelzinho Dutra, cujo original faz parte do acervo do Museu Paulista - “Museu do Ipiranga” e esteve também no do Museu Republicano do Itu, como sendo uma vista de Belém de Jundiaí, é uma história interessante que merece ser conhecida.
A aquarela medindo 15 x 32 cm era anteriormente identificada como vista de uma cidade não identificada. Graças ao trabalho de Paulo Degani, foi possível atribuir a cidade como sendo Belém de Jundiaí, atualmente Itatiba, por volta de 1860.
Todo este processo está detalhado em uma publicação da coluna “Espaço Histórico”, do Museu Municipal Padre Lima, publicada na edição da Imprensa Oficial de 1 de Outubro de 2005, em um texto de Paulo.
Recentemente, PHD também produziu um episódio para o seu canal do YouTube “Entrelinhas da História”, que tem como título: “A imagem mais antiga de Itatiba” que pode ser acessado pelo link: https://youtu.be/lbBRlvVJqqE?si=JPDW-CXlxfyWb6u4
Ficamos sabendo que durante a pesquisa, algumas imagens do Acervo Foto Parodi, colaboraram para o trabalho de identificação. A primeira delas é uma imagem feita a partir da torre da Igreja Matriz, que mostra a Rua Jorge Tibiriçá, a igreja do Rosário e o antigo cemitério (onde hoje está a estação de tratamento de água da Sabesp).
Outra imagem, uma vista a partir do Bairro Corintinha, mostra o mesmo ponto de vista que o pintor Miguelzinho Dutra teve para produzir a referida aquarela.
Visite o Canal Entrelinhas da História, conheça esse interessante trabalho e deixe a sua opinião.
Rogério Scavone é jornalista.
Email: scavonerogerio@gmail.com
Fontes de Informações: Textos de Paulo Henrique Degani na Imprensa Oficial de Itatiba e no canal do YouTube Entrelinhas da História.
Fotos: Site Prefeitura de Itatiba e Acervo Foto Parodi
Aquarela de Miguelzinho Dutra Vista de Itatiba por volta de 1860
Fotografia da Rua Jorge Tibiriçá, feita a partir da torre da Matriz, 1924
Vista da região central a partir do Corintinha, década de 1950