‘ A escola está muito orgulhosa do trabalho desenvolvido pelos alunos e pelo professor', diz diretor da Etec
A equipe ‘Flamingos’ aguarda com grandes expectativas o resultado
Foto: Lucas Selvati/JI
A equipe “Flamingos” composta por cincos alunos da Etec Rosa Perrone Scavone, teve o projeto selecionado para a fase final da 4° Edição do Hackathon Acadêmico do Centro Paula Souza. Em entrevista ao JI, o diretor da Etec, Cristiano Augusto Oliveira, comenta que “ a escola está muito orgulhosa do trabalho desenvolvido pelos alunos e pelo professor”.
O desafio da competição foi criar soluções que atendam alguns objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 5 (Igualdade de Gênero), ODS 7 (Energia Acessível e Limpa) e ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes). Ao todo, a organização da competição recebeu cerca de 38 projetos, mas apenas nove trabalhos foram selecionados para final.
Equipe
A Equipe “Flamingos” é composta pelos alunos: William Augusto Ferreira, Carlos Eduardo Zem, Pedro Augusto Lima, Vitor da Silva Nunes e Rafaeli Carneiro Annibal, e foram orientados pelo professor José Guilherme Picolo. Os alunos escolheram o tema “ Paz, Justiça e Instituições Eficazes” ODS 16. O projeto se chama “AjudaMigos” e tem o objetivo de desenvolver um site, que terá informações sobre as ONGs e Instituições de Caridade, bem como as transparências das doações.
Segundo o estudante William Augusto Ferreira, a ideia do grupo surgiu, pois com o início da pandemia, eles perceberam um movimento grande de pessoas precisando de ajuda através das redes sociais. “ Desenvolvemos esse site para que essa população pudesse se conectar com aquelas que tem algum tipo de recurso e quer realizar uma doação”.
Mentoria
Após a seleção para a final, o grupo passou pelo um processo de mentoria com profissionais, que ajudaram no aperfeiçoamento do projeto. A entrega ocorrerá dia 30 de outubro. No dia 16 de novembro haverá a apresentação e no dia 17 novembro, a premiação.
O professor José Guilherme Picolo disse que as expectativas para final são altas. “Como chegamos na fase final tivemos uma etapa muito interessante de mentoria, onde os alunos tiveram a oportunidade de conversar com profissionais do mercado, e assim receberam orientações, sugestões e críticas em cima do projeto, com o objetivo de identificar melhorias para a fase final”.
Outras competições
A Etec Rosa Perrone também conquistou na última sexta-feira, dia 24, o 1° lugar no Prêmio Robótica e Automação da 11 ª Edição da Feira de Ciência Tecnologia – BRAGANTEC.A equipe foi composta por cinco alunos do terceiro ano do Ensino Técnico integrado, e foram orientados pelo Professores de Automação Industrial, Wellington Fernandes Barbosa e Alex Paulo da Silva. Eles competiram na categoria Robótica e Automação e criaram uma Esteira Seletora de Garrafas.