A eleição de 1968. Roberto Lanhoso, prefeito e Adriano Parodi o vereador mais votado
Itatiba viveu em 1968 uma das suas mais disputadas eleições.
Erasmo Chrispim, eleito em 1963 para seu quinto mandato à frente da prefeitura, tinha como vice-prefeito José Maurício de Camargo, candidato natural à sucessão do “Barão”, como era popularmente conhecido Chrispim.
Mas Maurício e seu grupo político tentam aproveitar um afastamento por motivo de saúde de Erasmo Chrispim e pedem um afastamento definitivo, solicitando a impugnação de seu mandato. Inconformado com a tentativa do golpe, que acabou frustrado, Erasmo manifesta o seu apoio à candidatura do vereador Roberto Arantes Lanhoso.
Resultado: Roberto Lanhoso, que tinha Giácomo Rela como vice, é eleito para seu primeiro mandato como prefeito com 4.267 votos. Maurício recebe 4.175, uma diferença de apenas 92 votos a favor de Lanhoso.
Nesta mesma eleição, Adriano Giaretta Parodi sai pela primeira vez candidato a vereador, apoiando a candidatura de Roberto Lanhoso e Giácomo Rela e é eleito para a Câmara Municipal de Itatiba como o vereador mais votado, obtendo expressivos 879 votos.
Roberto Lanhoso e Giácomo Rela tomaram posse no dia 1º de fevereiro de 1969 e administraram a cidade até 31 de janeiro de 1973.
Em 1972, Adriano é escolhido candidato a vice-prefeito, compondo na chapa encabeçada por Giácomo Rela e ambos são eleitos para os cargos máximos do Poder Executivo, em outra eleição duríssima disputada contra Maurício Camargo.
Rogério Scavone é jornalista.
Email: scavonerogerio@gmail.com
Fonte de informações: A História e a Política do prefeito Erasmo Chrispim, Monografia de Fábio Eduardo Chrispim Marin - ECA USP - 2009
Fotos: Acervo Foto Parodi
Criativa propaganda política do candidato à vereador Adriano Parodi, o mais votado nas eleições de 1968
Posse de Adriano Parodi na Câmara Municipal em fevereiro de 1969 com Roberto Lanhoso, Giácomo Rela e Erasmo Chrispim
Na posse de Lanhoso em 1969, a partir da esquerda: Aloysio Sanfins Boava, Dr. Homero Novo Fornari, Moacyr Neuenschwander, Urbano Bezana, Dr. Carlos de Almeida Pitombo, o prefeito Roberto Arantes Lanhoso, o vice Giácomo Rela, Dr. José Chaves, Otalibe Pelliser, Benedicto de Godoy Camargo, José Pretti, Luiz de Oliveira e o Dr. Romeu Bueno de Aguiar