A educação no trânsito começa com você
Por Tati Petti
Você bem sabe que maio é o mês escolhido para a conscientização no trânsito, né? E a cor para chamar atenção para esta ação é o amarelo. No semáforo, esta cor fica entre o verde, de seguir, e o vermelho, de parar. É a Campanha Maio Amarelo, que já foi abordada aqui várias vezes e deve sempre ter destaque, pois mesmo com tantas ações educativas ainda tem pessoas que insistem em, por exemplo, atravessar fora da faixa de pedestres.
O Maio Amarelo existe para discutir sobre a segurança e alertar sobre os riscos do trânsito em todo o mundo. Todos nós precisamos ficar atentos: motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Com melhores atitudes é que vamos criar juntos um trânsito mais seguro. Você pode fazer a sua parte e, assim, ser exemplo para as outras pessoas. As regras existem para ajudar a atravessarmos com mais segurança e ter menos acidentes.
PARA MANDAR BEM
As crianças já podem aprender sobre as boas atitudes de um motorista. Assim, quando chegar a hora de tirar a carteira de habilitação, já terá este conhecimento útil a todo cidadão. Confira oito formas de um motorista mandar bem nas ruas:
01 - Cinto de segurança não é enfeite! Todos devem usar, até no banco traseiro.
02 - As crianças devem usar equipamentos de proteção para sua idade, como as cadeirinhas e os assentos especiais. Nada de ficar só no colo, hein?
03 - Todos somos pedestres e sempre devem ser respeitados e priorizados. Direitos e deveres: devemos fazer a nossa parte e sempre atravessar na faixa.
04 - Beber e dirigir não tá com nada. O álcool reduz em até 25% o tempo de reação. Alerte sempre que você ver alguém querendo fazer isso.
05 - Reduza a velocidade em lugares de grande concentração de pedestres.
06 - Respeite as vagas reservadas para idosos e deficientes.
07 - Nem pense em mexer no celular enquanto dirige.
08 - Dirigir cansado não rola.. Pare e descanse antes de pegar a estrada. A responsabilidade é nossa!
MULHERES NO TRÂNSITO
Falando em trânsito, tem umas histórias bem legais de mulheres que se destacam na história. Bertha Benz, por exemplo, foi a primeira motorista mulher a viajar uma longa distância num automóvel. Florence Lawrence, a primeira estrela do cinema, também foi importante para o mundo automobilístico. Ela era apaixonada por carros e, apesar das limitações da época, foi responsável pela criação dos precursores da seta sinalizadora e da luz de freio, invenções importantes até hoje.
Maria Teresa de Filippis foi a primeira mulher a pilotar um carro de F1. Num esporte só praticado por homens, Maria foi além e contrariou os padrões da época. Após ser vice-campeã do Campeonato Italiano de Automobilismo, ela estreou na F1, ficando em 10º lugar na corrida da Bélgica. Legal, né?