A ação da Prefeitura de Itatiba visitou 66 residências do bairro Monte Verde
O material informativo foi levado até a população
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: Divulgação/ PMI
A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, realizou, durante todo o mês de agosto, um mutirão de conscientização junto aos moradores do bairro Monte Verde com informações sobre descarte irregular de resíduos. A ação “Descartar lixo e entulho não é legal, não”, visitou 66 residências na região para distribuição de material informativo e esclarecimentos.
“A nossa ação tem como objetivo sensibilizar a população quanto à importância de descartar seus resíduos de forma correta”, ressalta o secretário do Meio Ambiente e Agricultura de Itatiba, Gustavo Cosenza, acrescentando que todos os cuidados sanitários de combate à covid-19 foram tomados durante a ação.
Acúmulo de resíduos
O acúmulo de resíduos em locais inapropriados pode causar vários danos à biodiversidade e gerar riscos à saúde pública como dispersão de insetos e de pequenos animais vetores de doenças, como moscas, baratas, ratos e escorpiões; riscos de enchente; poluição visual e contaminação do solo; e dos recursos hídricos, entre outros.
Funcionários da prefeitura conversaram com moradores sobre a importância do descarte correto de resíduos – como materiais recicláveis e resíduos de construção civil (entulho) – e distribuíram folhetos informativos sobre coleta seletiva e descarte de irregular de resíduos. “Temos a intenção de continuar com essa ação em outros bairros e se aproximar cada vez mais da população, pois sabemos que com a adesão das pessoas aos serviços de coleta, a tendência é diminuir a ocorrência e os locais de descarte irregular”, concluiu o secretário.
Itatiba dispõe, atualmente, de serviços de limpeza pública e coleta de resíduos, incluindo a coleta seletiva (porta a porta e no Ecopontos). No site da prefeitura estão disponíveis os links com informações sobre os serviços realizados.